Plano de Ensino

Ementa

Integrais triplas; aplicações; massa de um sólido; teorema de Fubini; mudança de variável; coordenadas cilíndricas, esféricas, curvas e integrais de linha; campos conservativos; teorema de Green; integrais de superfície; orientação de superfícies; teoremas de Gauss e Stokes.

Objetivos da disciplina

O objetivo da disciplina é o estudo de funções de diversas variáveis com ênfase nos teoremas de Green, Gauss e Stokes. A disciplina tem grande conexão com a Física, com muitos aspectos interdisciplinares. Serão estudados campos vetoriais e integrais de linha e de superfície. Ao final da disciplina, o estudante terá uma visão bastante ampla dos conceitos de volume, área e comprimento e dos conceitos físicos de fluxo,trabalho e campos conservativos.

Conteúdo programático

  1. Integrais triplas
  2. Mudança de variável e aplicações
  3. Curvas e integrais de linha
  4. Campos conservativos e Teorema de Green
  5. Superfícies e integrais de superfície
  6. Teoremas de Gauss e de Stokes
  7. Multiplicadores de Lagrange
  8. Revisão dos conceitos estudados
  9. Prova

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.