Plano de Ensino

Ementa

Sequências numéricas. Convergência de sequências. O conceito de número real como limite de uma sequência convergente. Sequências monótonas e limitadas. Séries convergentes. Critérios de Convergência. Séries de Taylor. Equações Diferenciais e Modelagem matemática. Exemplos. Equações de Primeira Ordem. Separação de Variáveis. Equações Exatas. Lineares de Ordem 1. Equações Diferenciais Lineares de Ordem 2.

Objetivos da disciplina

Estudo de séries e sequências numéricas e de funções, destacando sua importância na história da matemática e na compreensão dos fundamentos da Matemática. Estudo de Equações Diferenciais com ênfase na modelagem matemática.

Conteúdo programático

  1. Sequências numéricas
  2. Convergência de sequências. O conceito de número real como limite de uma sequência convergente
  3. Sequências monótonas e limitadas
  4. Séries convergentes
  5. Critérios de Convergência
  6. Convergência Absoluta e Condicional
  7. Séries de Potências
  8. Séries de Taylor
  9. Equações Diferenciais e Modelagem Matemática
  10. Equações Diferenciais de Primeira Ordem
  11. Equações Diferenciais Lineares de Segunda Ordem

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.