Funções de várias variáveis reais; Fórmula de Taylor; máximos e mínimos; integrais múltiplas; integrais de linha; Teorema da Divergência; Teorema de Stokes.
O objetivo da disciplina é o estudo de funções de várias variáveis. Serão estudados: aspectos do cálculo diferencial com ênfase na fórmula de Taylor e máximos e mínimos; conceitos relativos à teoria de integração, com integrais duplas e triplas e aplicações; integrais de linha, teoria de campos conservativos, integrais de superfícies e os teoremas de Green, Gauss e Stokes. A disciplina tem grande conexão com a Física, tendo muitos aspectos interdisciplinares. Ao final da disciplina, o estudante terá uma visão bastante ampla dos conceitos de volumes, área e comprimento e dos conceitos físicos de fluxo, trabalho e campos conservativos.
Não possui.
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.