Modelos matemáticos. Exemplos: caso discreto e contínuo. Modelos lineares (matriciais). Ajustes de tabelas e
curvas,
exemplos. O método dos mínimos quadrados. Tabelas de diferença e problemas de interpolação polinomial. Exemplos
de aplicação. Cálculo de Áreas. Método de Newton. Raízes de equações. Aproximações sucessivas. Exemplos.
Aplicações: uso de máquinas de calcular.
Objetivos da disciplina
Introduzir técnicas numéricas para resolução de sistemas lineares, ajustes de curvas, interpolação, integração e
equações não-lineares. Desenvolver soluções numéricas para problemas aplicados, visando promover atividades para
serem efetuadas em máquinas de calcular ou planilhas eletrônicas.
Conteúdo programático
Modelos matemáticos, soluções numéricas e fontes de erros
Modelos lineares, matrizes e sistemas
Método dos Mínimos Quadrados (MMQ)
Método dos mínimos quadrados e Tabelas de diferenças divididas
Interpolação polinomial
Integração numérica
Resolução de equações não lineares
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
FRANCO, N.B. Cálculo Numérico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 505 p.
SPERANDIO, D.; MENDES, J.T.; SILVA, L.H.M. Cálculo Numérico. São Paulo: Pearson Education do
Brasil, 2014. 346 p.
HUMES, A.F.P.C.; MELO, I.S.H.; YOSHIDA, L.K.; MARTINS, W.T. Noções de Cálculo Numérico. São
Paulo: McGraw
Hill, 1984. 201 p.
CUNHA, M.C.C. Métodos Numéricos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2000. 276 p. Curso de
Licenciatura com
habilitação em Letras, Matemática e Pedagogia 75.
DORN, W.S.; McCRACKEN, D.D. Cálculo numérico com estudos de casos em FORTRAN IV. Rio de
Janeiro: Ed.
Campus, 1978. 568 p.
ASANO, C. H.; COLLI, E. Cálculo Numérico - Fundamentos e Aplicações. São Paulo: IME/USP,
2009. Notas de aula
do Departamento de Matemática Aplicada. 248 p. Disponível gratuitamente em:
https://www.ime.usp.br/~asano/LivroNumerico/LivroNumerico.pdf.
Pré-requisitos
Ciclo básico: Matemática, Estatística, Cálculo I, II e III e Geometria Analítica.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.