Plano de Ensino

Ementa

Modelos matemáticos. Exemplos: caso discreto e contínuo. Modelos lineares (matriciais). Ajustes de tabelas e curvas, exemplos. O método dos mínimos quadrados. Tabelas de diferença e problemas de interpolação polinomial. Exemplos de aplicação. Cálculo de Áreas. Método de Newton. Raízes de equações. Aproximações sucessivas. Exemplos. Aplicações: uso de máquinas de calcular.

Objetivos da disciplina

Introduzir técnicas numéricas para resolução de sistemas lineares, ajustes de curvas, interpolação, integração e equações não-lineares. Desenvolver soluções numéricas para problemas aplicados, visando promover atividades para serem efetuadas em máquinas de calcular ou planilhas eletrônicas.

Conteúdo programático

  1. Modelos matemáticos, soluções numéricas e fontes de erros
  2. Modelos lineares, matrizes e sistemas
  3. Método dos Mínimos Quadrados (MMQ)
  4. Método dos mínimos quadrados e Tabelas de diferenças divididas
  5. Interpolação polinomial
  6. Integração numérica
  7. Resolução de equações não lineares
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Ciclo básico: Matemática, Estatística, Cálculo I, II e III e Geometria Analítica.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.