Plano de Ensino

Ementa

Proposições lógicas e linguagem. Conceito de verdade. Axiomas, definições e demonstrações. Princípio do terceiro excluído e demonstrações por absurdo. Princípio de indução finita. Exemplos de aplicações. Elementos de Matemática Discreta. Técnicas de contagem. Número de elementos do conjunto reunião de dois conjuntos. Produto cartesiano e número de elementos do produto cartesiano. Análise combinatória. Regras da soma e do produto. Permutações com e sem repetição e permutações circulares. Arranjos e combinações. Aplicação ao binômio de Newton.

Objetivos da disciplina

Introduzir conceitos de lógica matemática de maneira prática, de forma a auxiliar o futuro professor no uso do raciocínio matemático. Desenvolver conteúdos de Matemática Discreta com ênfase em análise combinatória, exercitando o raciocínio lógico e o rigor na comunicação desse raciocínio.

Conteúdo programático

  1. Lógica e Linguagem
  2. Noções da teoria dos conjuntos
  3. Princípio da indução finita
  4. Permutações
  5. Combinações
  6. Binômio de Newton
  7. O princípio da indução finita e um pouco mais sobre o binômio de Newton
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.