Curso:Engenharia de Computação/Engenharia de Produção
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:MEE001
Ementa
Fundamentos da Estatística; coleta e apresentação de dados; medidas de posição e dispersão, população e amostra;
séries; distribuição de frequência; correlação e regressão; estimação; técnicas de amostragem; probabilidades; testes
de hipóteses; aplicações.
Objetivos da disciplina
Apresentar os conceitos básicos de Probabilidade e Estatística e suas principais aplicações.
Conteúdo programático
Probabilidade: definições de probabilidade; teoremas de probabilidade
Funções de probabilidade: teorema da probabilidade total e teorema de Bayes; funções de probabilidade e densidade de probabilidade; parâmetros e suas propriedades
Distribuições de probabilidade: distribuição normal e de Poisson; distribuições exponencial e normal
Estatística descritiva: estatística descritiva; parâmetros e tabelas de frequência
Intervalos de confiança: intervalo de confiança para média com variância conhecida e para média com variância desconhecida; intervalo de confiança para proporção e para variância
Teste de hipótese: teste de hipótese para média com variância conhecida; teste de hipótese para média com variância desconhecida, proporção e variância
Correlação e regressão: coeficiente de correlação e estimação pelos mínimos quadrados; intervalo de confiança e teste de hipóteses para regressão
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
CYMBALISTA, M.; FLEURY, A. L.; FERREIRA, R. G. Estatística. São Paulo: Blucher, 2016;
DEVORE, J. L. Probabilidade e estatística para engenharia e ciências. 8ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015;
MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. 5ª ed. São Paulo: LTC, 2012.
Bibliografia Complementar
CORREA, S. M. B. B. Probabilidade e estatística. 2ª ed. Belo Horizonte: PUC Minas Virtual, 2003. Disponível em:
"http://goo.gl/tH2mGN. Acesso em: 22 mar. 2016.
COSTA NETO, P. L. O.; CYMBALISTA, M. Probabilidades. 2ª ed. São Paulo: Blucher, 2006.
COSTA NETO, P. L. O. Estatística. 2ª ed. São Paulo: Blucher, 2002.
LARSON, R.; FARBER, B. Estatística aplicada. 4ª ed. São Paulo: Pearson, 2010.
WALPOLE, R. E. et al. Probabilidade e estatística para engenharia e ciências. 8ª ed. São Paulo: Pearson, 2009.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.