Plano de Ensino

Ementa

Fundamentos da Estatística; coleta e apresentação de dados; medidas de posição e dispersão, população e amostra; séries; distribuição de frequência; correlação e regressão; estimação; técnicas de amostragem; probabilidades; testes de hipóteses; aplicações.

Objetivos da disciplina

Apresentar os conceitos básicos de Probabilidade e Estatística e suas principais aplicações.

Conteúdo programático

  1. Probabilidade: definições de probabilidade; teoremas de probabilidade
  2. Funções de probabilidade: teorema da probabilidade total e teorema de Bayes; funções de probabilidade e densidade de probabilidade; parâmetros e suas propriedades
  3. Distribuições de probabilidade: distribuição normal e de Poisson; distribuições exponencial e normal
  4. Estatística descritiva: estatística descritiva; parâmetros e tabelas de frequência
  5. Intervalos de confiança: intervalo de confiança para média com variância conhecida e para média com variância desconhecida; intervalo de confiança para proporção e para variância
  6. Teste de hipótese: teste de hipótese para média com variância conhecida; teste de hipótese para média com variância desconhecida, proporção e variância
  7. Correlação e regressão: coeficiente de correlação e estimação pelos mínimos quadrados; intervalo de confiança e teste de hipóteses para regressão
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.