Curso: Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia da
Computação
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:MGA001
Ementa
Sistemas Lineares; Vetores; Operações; Bases; Sistemas de Coordenadas; Distância: Norma e Ângulo; Produtos
Escalar
e Vetorial; Retas no Plano e no Espaço; Planos; Posições Relativas, Interseções Distância e Ângulos; Circulo e
Esfera;
Coordenadas Polares, Cilíndricas e Esféricas; Seções Cônicas, Classificação; Espaços Vetoriais Reais; Subespaços;
Base
e Dimensão; Transformações Lineares e Matrizes; Núcleo e Imagem; Projeções; Autovalores e Autovetores; Produto
Interno; Matrizes Reais Especiais; Diagonalização.
Objetivos da disciplina
Apresentar o conteúdo de Geometria Analítica e Álgebra Linear, com material complementar, tendo em vista
aplicações
na solução de problemas práticos, tecnológicos e da natureza.
Conteúdo programático
Matrizes
Sistemas Lineares
Determinantes de Matrizes
Geometria Analítica no Plano
Vetores no Plano e no Espaço
Geometria Analítica no Espaço
Transformações Lineares e Espaços Vetoriais
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
ANTON, H.; RORRES, R. Álgebra linear com aplicações. Porto Alegre: Bookman, 2012. 786 p. ISBN
9788540701694.
BOULOS P.; CAMARGO I. Geometria analítica. São Paulo: Prentice-Hall, 2005. 560 p. ISBN 9788587918918
SANTOS, R. J. Um curso de geometria analítica e álgebra linear. Belo Horizonte: UFMG, 2012. 615 p. ISBN
8574700061.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos
desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário,
adequar
alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca
quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação
somativa
quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.