Plano de Ensino

Ementa

Postulados de Incidência; ordem; separação e congruência; posição relativa de retas e planos. Triângulos: congruência e desigualdades geométricas. Perpendicularismo. Postulado das Paralelas: o papel da sua independência no desenvolvimento histórico da Geometria. Semelhanças. Polígonos: estudo especial dos quadriláteros. Circunferência. Construções geométricas: o método dos lugares geométricos.

Objetivos da disciplina

Examinar a Geometria Elementar de um ponto de vista rigoroso e preciso, de modo a gerar uma reflexão crítica sobre a abordagem usual na escola secundária. Destacar o papel da Geometria Plana no desenvolvimento histórico da Matemática. Promover o desenvolvimento do raciocínio dedutivo, da habilidade e da sensibilidade para a resolução de problemas geométricos. Estudar os procedimentos utilizados nas construções geométricas com régua e compasso, questionando e justificando sua validade.

Conteúdo programático

  1. Axiomas de incidência e ordem; Medição de segmentos
  2. Axiomas de Medição de ângulos; Congruência
  3. Teorema do ângulo externo; Axioma das paralelas
  4. Semelhança de triângulos e Círculo
  5. Construções elementares
  6. Expressões algébricas
  7. Transformações geométricas
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.