Plano de Ensino

Ementa

Número: significado numérico, operações e propriedades aritméticas. Relações numéricas. Equivalência, estratégias e modalidades de cálculo. Proporcionalidade; representações e linguagem matemática. Equações. Variação: introdução às funções; lei de formação; relação fórmula-tabela-gráfico; análise do gráfico. Tópicos especiais: combinatória, probabilidade, tratamento de dados.

Objetivos da disciplina

Revisar e aprofundar conceitos básicos e ideias-chave da matemática escolar, os alicerces dos conteúdos que se estudam no Ensino Fundamental e Médio e nos primeiros anos da universidade, oferecendo uma visão mais estrutural, com abordagem problematizadora e integrada (não fragmentada) por meio da exploração de aspectos da história do conceito, conexões (intramatemáticas e interdisciplinares), aplicações realísticas, exploração de problemas, situações e contextos que contribuam para a aprendizagem de conceitos, propriedades e relações com potencial de desenvolver competências e habilidades a partir das ideias fundamentais e estruturantes do pensamento matemático.

Conteúdo programático

  1. Números: significado numérico, operações e propriedades aritméticas
  2. Relações numéricas
  3. Equivalências e estratégias: modalidades de cálculo
  4. Proporcionalidade, representação e linguagem matemática
  5. Equações
  6. Funções: conceitos e representações
  7. Tópicos especiais: combinatória, probabilidade, tratamento de dados
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.