Plano de Ensino

Ementa

Regressão linear simples; Análise de ajuste; Estudo dos resíduos; Regressão múltipla; Regressão Bayesiana; Violações de hipóteses básicas; Seleção de modelos; Multicolinearidade; Transformações de variáveis; Regressão não linear; Modelos lineares generalizados.

Objetivos da disciplina

Desenvolver o conceito de modelos e inferência em conjuntos de dados.

Conteúdo programático

  1. Regressão linear simples
  2. Análise de ajustes
  3. Teste de hipótese e Previsão da resposta
  4. Adequações do modelo e modelos não lineares
  5. Métodos de regressão gerais, Modelos Logístico e polinomial
  6. Regressão múltipla parte 1
  7. Regressão múltipla parte 2
  8. Revisão
  1. Aplicações do conceito de integral dupla
  2. Mudança de coordenadas e coordenadas polares
  3. Centro de massa

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.

Docente responsável

Prof. Dr. José Ricardo Gonçalves de Mendonça

Bacharelou-se em Física pela Universidade de São Paulo (1993), concluiu o mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1996) e o doutorado em Física Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Após o doutorado, ingressou na iniciativa privada para atuar principalmente na análise de requisitos e no design de sistemas de telecomunicações e de software, em gestão de projetos, na elaboração e avaliação de estudos de viabilidade técnica e econômica e de planos de negócios e na captação de recursos para projetos de P&D. Foi professor universitário ministrando disciplinas em cursos de ciência e engenharia da computação. Possui formação complementar em gestão de projetos, gestão da inovação e direito da propriedade intelectual em cursos de aperfeiçoamento e especialização no país e no exterior. Em 2011 retomou sua carreira acadêmica através de uma bolsa de pós-doutorado sênior do CNPq para o período 2011-2012 e de posições de professor temporário. Desde 2013 é professor assistente doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, onde foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem de Sistemas Complexos de 07/2014 a 06/2016. Em 2018/2019 realizou estágio de pós-doutoramento na Université Paris-Saclay, na França. É orientador pleno credenciado junto aos programas de pós-graduação em Modelagem de Sistemas Complexos (EACH/USP), Matemática Aplicada (IME/USP) e PROFMAT (SBM @ ICMC/USP). Possui artigos publicados nas áreas de física teórica, matemática aplicada, divulgação científica e empreendedorismo de base tecnológica.