Disciplina:Controle Estatístico e Gestão da Qualidade
Curso:Engenharia de Produção
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:PES320
Ementa
Introdução ao controle estatístico do processo. Gráfico de Pareto. Diagrama de causa e efeito. Gráficos de
controle. Inspeção da qualidade por atributos e por variáveis. Análise da capacidade de processos. Conceitos de
gestão da qualidade. Normalização: normas nacionais e internacionais. Qualidade em projetos. Ferramentas da
qualidade.
Objetivos da disciplina
Apresentar os conceitos e técnicas de controle da qualidade, controle estatístico do processo, modelos de
sistemas de gestão da qualidade, qualidade total e melhoria da qualidade.
Conteúdo programático
Fundamentos do Controle Estatístico do Processo
Análise e Priorização de Problemas
Análise de Causa e Efeito
Monitoramento e Controle de Processos
Inspeção da Qualidade por Atributos e por Variáveis
Gestão da Qualidade e Normalização
Ferramentas da Qualidade e Aplicação Prática
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2016. ISBN
9788597006421.
LOUZADA, F. et al. Controle estatístico de processos: uma abordagem prática para os cursos
de Engenharia e Administração. São Paulo: LTC, 2013. ISBN 9788521622048.
MONTGOMERY, D. C. et al. Estatística aplicada à Engenharia. 2. ed. São Paulo: LTC, 2013. ISBN
9788521613985.
PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2019. ISBN
9788597022025.
TOLEDO J. C. et al. Qualidade: gestão e método. Rio de Janeiro: LTC, 2017. ISBN
9788521621171.
Bibliografia Complementar
BARROS, E.; BONAFINI, F. C. Ferramentas da qualidade. São Paulo: Pearson, 2014. ISBN
9788543009940.
LOBO, R. N. Gestão da qualidade: diretrizes, ferramentas métodos e normatização. São Paulo:
Érica, 2020. ISBN 9788536532615.
RAMOS, E. M. L. S. Controle estatístico da qualidade. Porto Alegre: Bookman, 2013. ISBN
9788565837453.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.