Resolução de problemas. Levantamento de requisitos. Desenvolvimento web com framework. HTML. CSS. Banco de dados. Controle de versão.
Objetivos da disciplina
Desenvolver um software com framework web que utilize noções de banco de dados, praticando controle de versão.
Conteúdo programático
Análise do cenário
Entrega do plano de ação e definição do tema e do problema
Levantamento bibliográfico e estruturação
Entrega do relatório parcial e construção da proposta de solução
Análise dos resultados
Finalização da solução
Entrega do relatório final e do vídeo
Bibliografia
Bibliografia Base
CASALE, A. Aprendizagem baseada em problemas: desenvolvimento de competências para o ensino em engenharia. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
CAVALCANTI, C. M. C. Contribuições do design thinking para concepção de interfaces de ambientes virtuais de aprendizagem centradas no ser humano. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.
Bibliografia Complementar
CIFREDO-CHACÕN, M. D. L. A.; QUIRÕS-OLOZÁBAL, A.; GUERRERO-RODRÍGUEZ, J. M. Computer architecture and FPGAs: a learning-by-doing methodology for digital-native students. In: Computer Applications in Engineering Education, ,[S. I.], v. 23, n. 3, 2015. p. 464-470
PAPAVLASOPOULOU, S.; GIANNAKOS, M. N.; JACCHERI, L. Empirical studies on the Maker Movement, a promising approach to learning: a literature review. In: Entertainment Computing, [S. I.], v. 18, 2017. p. 57-78.
STUBER, E. C. Inovação pelo design: uma proposta para o processo de inovação através de workshops utilizando o design thinking e o design estratégico. 2012. Tese (Mestrado em Design) – Unidade Acadêmica de Pesquisa e PósGraduação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Porto Alegre, 2012
TAN, M.; YANG, Y.; YU, P. The influence of the maker movement on engineering and technology education. In: World Transactions on Engineering and Technology Education, [S. I.], v. 14, n. 1, 2016. p. 89-94.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.