Plano de Ensino

Ementa

Projeto Integrador com o tema “Adaptação curricular: o multiculturalismo no ambiente escolar”. Durante a construção e aplicação da atividade ou plano de aula, espera-se que sejam contemplados os seguintes temas: currículo escolar, adaptação curricular, multiculturalismo, diversidade, plano de aula e atividade de ensino.

Objetivos da disciplina

A partir da análise de um currículo existente, propor e implementar um plano de aula ou uma atividade que aborde a diversidade cultural e étnica num determinado contexto escolar. Por meio do estudo de um currículo de uma determinada área de conhecimento, etapa (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio) e ano escolar, o grupo de estudantes deve propor uma atividade ou plano de aula, contextualizados numa determinada realidade, que contemplem uma abordagem multicultural.

Conteúdo programático

  1. Análise do cenário
  2. Entrega do plano de ação e definição do tema e do problema
  3. Levantamento bibliográfico e estruturação
  4. Entrega do relatório parcial e construção da proposta de solução
  5. Análise dos resultados
  6. Finalização da solução
  7. Entrega do relatório final e do vídeo

Bibliografia

Bibliografia Base

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.