Plano de Ensino

Ementa

Projeto Integrador com o tema “Leitura e produção de textos por meio de temas transversais”. Durante a construção e aplicação deste plano de aula, espera-se que sejam contemplados os seguintes temas: interdisciplinaridade, temas transversais, plano de aula, leitura e produção de textos, design thinking.

Objetivos da disciplina

Construir e aplicar um plano de aula que envolva as atividades de leitura e produção de textos a partir de um tema transversal, com base em observação e implementação em um determinado contexto escolar. Espera-se que esse projeto seja executado em conjunto com um professor de língua portuguesa.

Conteúdo programático

  1. Análise do cenário
  2. Entrega do plano de ação e definição do tema e do problema
  3. Levantamento bibliográfico e estruturação
  4. Entrega do relatório parcial e construção da proposta de solução
  5. Análise dos resultados
  6. Finalização da solução
  7. Entrega do relatório final e do vídeo

Bibliografia

Bibliografia Base

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.