Plano de Ensino

Ementa

Desenvolvimento, em um grupo supervisionado, de um Projeto Integrador relacionado às disciplinas desenvolvidas do primeiro ao quinto semestre do curso, como parte integrante da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem, baseada em problemas e projetos. Tema central: mapeamento de processos em um ambiente organizacional.

Objetivos da disciplina

Desenvolver um trabalho de integração entre os diferentes componentes curriculares ministrados do primeiro ao quinto semestre do curso, como parte integrante da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem, baseada em problemas e projetos; propor análises, reflexões e soluções ligadas ao tema central: “Mapeamento de processos em um ambiente organizacional”, através da criação de um protótipo, preferencialmente relacionado à realidade local do aluno e baseando-se na tríade desejabilidade, viabilidade e praticabilidade; adotar uma abordagem ativa e interdisciplinar de modo que os estudantes busquem soluções inovadoras para problemas reais e recorrentes, sob a supervisão de seu mediador; favorecer uma participação ativa e autônoma dos estudantes que, tendo a bagagem teórica propiciada pelas disciplinas do curso, buscarão soluções para problemas reais diante dos conhecimentos que desenvolvem em sua trajetória acadêmica, tendo como produto do projeto integrador o protótipo.

Conteúdo programático

  1. Análise do cenário
  2. Entrega do plano de ação e definição do tema e do problema
  3. Levantamento bibliográfico e estruturação
  4. Entrega do relatório parcial e construção da proposta de solução
  5. Análise dos resultados
  6. Finalização da solução
  7. Entrega do relatório final e do vídeo

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.