Plano de Ensino

Ementa

A escola diante das práticas de desenvolvimento da linguagem escrita. Contribuições da Teoria do Letramento para os estudos sobre alfabetização. Análise de currículos e programas de ensino da língua materna. Programas e projetos de alfabetização atuais. A persistência de dilemas como: prontidão, alfabetização e cartilhas de alfabetização. Projeto didático para o trabalho com a leitura e a escrita. Análise histórica dos métodos de alfabetização. A prática construtivista na alfabetização. A alfabetização como processo cognitivo. Psicogênese da alfabetização. Características e desafios dos níveis no processo de alfabetização, segundo o estudo de Emília Ferreiro. Alfabetizar-letrando: abordagem discursiva.

Objetivos da disciplina

Criar condições para que o aluno investigue e discuta questões relativas ao processo de aquisição e desenvolvimento da língua materna, enfocando os métodos de alfabetização; analisar a realidade escolar e as implicações dos fundamentos teóricos no processo de alfabetização; programar e executar atividades que preparem o aluno para atuar como profissional em diferentes campos que tratam da aquisição e desenvolvimento da língua materna; discutir criticamente os métodos de alfabetização e sua relação com a aprendizagem dos alunos.

Conteúdo programático

  1. A língua escrita na escola
  2. Dilemas da prática de ensino: os métodos de alfabetização
  3. O ensino da língua no contexto de diferentes posturas educativas
  4. Paulo Freire: alfabetização na perspectiva da educação libertadora
  5. A contribuição de Vygotsky e da abordagem histórico cultural para o ensino da língua escrita
  6. Bakhtin: a concepção dialógica da língua e implicações para o ensino da língua escrita
  7. Letramento e alfabetização
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**.Os alunos devementregarasresoluções deatividades e/ou exercícios noAmbiente Virtualde Aprendizagemsemanalmentee realizar, ao final do período letivo, uma provapresencialaplicada nos polosUnivesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, demodo a verificarsuasfacilidades e dificuldades no processo deaprendizageme,senecessário, adequar alguns aspectos do curso deacordo com as necessidadesidentificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovarsea meta educacionalproposta edefinida foialcançada pelo aluno.