Plano de Ensino

Ementa

Compreender a linguística no processo de ensino de Língua Portuguesa. Discutir as concepções de alfabetização e como a fala funciona. Entender de que maneira acontecem as transposições mais comuns da fala para a escrita. Análise de textos produzidos por crianças. Coesão e coerência textuais em textos infantis. Estratégias pedagógicas para provocar mudanças qualitativas em versões de textos.

Objetivos da disciplina

Compreender o processo de alfabetização como processo complexo. A alfabetização sob a perspectiva da linguística. História da alfabetização no Brasil. Causas do fracasso do processo de alfabetização no Brasil. Análise de textos produzidos por crianças. Os múltiplos letramentos e seu impacto na sala de aula. Orientação metodológica do trabalho pedagógico com a alfabetização.

Conteúdo programático

  1. Piaget: um referencial a ser considerado
  2. Emília Ferreiro: um novo olhar sobre o processo de alfabetização
  3. Psicogênese da língua escrita: como se aprende a escrever?
  4. Psicogênese da língua escrita: como se aprende a ler?
  5. Como se ensina a ler e escrever?
  6. Práticas de ensino da língua escrita
  7. É possível aprender a ler e escrever?
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.