Fundamentos do Design Educacional. Discussões a respeito das terminologias “Design” e “Educacional”. TPACK e o
uso intencional das tecnologias. Aspectos cognitivo-behavioristas do Design Educacional. Aspectos
socioconstrutivistas do Design Educacional. Aspectos conectivistas do Design Educacional. Práticas e processos de
Design Educacional.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Fornecer fundamentos para a prática docente em cursos on-line e para uso das tecnologias com intencionalidade
pedagógica em educação presencial, capacitando-os criticamente para planejar, implementar, gerir e avaliar nessas
situações educacionais de acordo com o contexto específico, a fim de promover a qualidade no processo de ensino-
aprendizagem digital.
Conteúdo programático
Fundamentos do Design Educacional e a produção de materiais pedagógicos digitais
Design instrucional e educacional: dimensões pedagógicas
TPACK e o uso intencional das tecnologias
Teorias pedagógicas para prática educacional mediada pelo digital
Práticas de design: análise contextual e unidades de aprendizagem
Práticas e processos para a produção de materiais pedagógicos digitais
Planejamento e produção de materiais pedagógicos digitais
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
ANDERSON, T.; DRON, J. Três gerações de pedagogia de educação a distância. EaD em Foco, n. 2, p. 119-134, nov.
2012. Disponível em: . Acesso em 29 nov. 2017.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2015.
Bibliografia Complementar
CHAI, C. S.; KOH, J. H. L.; TSAI, C. C. A review of technological pedagogical content knowledge. In:
Educational Technology & Society, v. 16, n. 2, p. 31–51, 2013. Disponível em: Curso de Licenciatura com
habilitação em Letras, Matemática e Pedagogia 56. Acesso em 29 nov. 2017.
LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009.
LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2012. v. 2
MUNHOZ, A. S. Projeto instrucional para ambientes virtuais. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
MUNHOZ, A. S. O estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático. Curitiba: InterSaberes, 2013.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.