Curso:Licenciatura em Letras 2021.2; Matemática 2021.2; Pedagogia 2021.2
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:SEJ001
Ementa
Estudo das concepções, métodos e formas de ensino na Educação de Jovens e Adultos. Reflexão sobre o sentido social da Educação de Jovens e Adultos e o direito constitucional de todos à educação e ao exercício da cidadania. Estudo de propostas de alfabetização e de formas de avaliação para jovens e adultos. Reflexão sobre as políticas públicas de Educação para Jovens e Adultos e concepções educativas fundamentadas pelos direitos humanos. Flexibilidade curricular e valorização do trabalho e da diversidade.
Objetivos da disciplina
Propiciar ao aluno o desenvolvimento da sua capacidade de reconhecer e atuar sobre problemas da alfabetização, pós-alfabetização e de prosseguimento dos estudos de jovens e adultos; analisar políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos, destacando a diversidade; identificar características psicossociais e culturais dos jovens e adultos e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem; refletir sobre possibilidades curriculares, planejamento, diferentes abordagens teórico-metodológicas e avaliação didática na Educação de Jovens e Adultos; refletir e aplicar os conhecimentos trabalhados na disciplina em situações reais do contexto educacional; problematizar a realidade educacional brasileira, tendo como foco os significados que tem a Educação de Jovens e Adultos para alunos, professores e gestores que a vivenciam.
Conteúdo programático
Compreensão do contexto da Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização e letramento para jovens e adultos
Fundamentos teóricos e didáticos para a Educação de Jovens e Adultos
Propostas curriculares
Inovação e novas práticas pedagógicas
Avaliação e acompanhamento dos alunos adultos
Reflexão e formação contínua
Revisão básica para a Educação de Jovens e Adultos
Bibliografia
Bibliografia Base
ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. (org.). Desafios da Educação de Jovens e Adultos: construindo práticas de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; LEAL, T. F. (org.). Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
PEREIRA, M. L. A construção do letramento na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BASEGIO, L. J.; BORGES, M. C. Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre novas práticas pedagógicas. Curitiba: Intersaberes, 2013.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
ZITKOSKI, J. J.; STRECK, D. R.; REDIN, E. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.