Plano de Ensino

Ementa

Estudo das concepções, métodos e formas de ensino na Educação de Jovens e Adultos. Reflexão sobre o sentido social da Educação de Jovens e Adultos e o direito constitucional de todos à educação e ao exercício da cidadania. Estudo de propostas de alfabetização e de formas de avaliação para jovens e adultos. Reflexão sobre as políticas públicas de Educação para Jovens e Adultos e concepções educativas fundamentadas pelos direitos humanos. Flexibilidade curricular e valorização do trabalho e da diversidade.

Objetivos da disciplina

Propiciar ao aluno o desenvolvimento da sua capacidade de reconhecer e atuar sobre problemas da alfabetização, pós-alfabetização e de prosseguimento dos estudos de jovens e adultos; analisar políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos, destacando a diversidade; identificar características psicossociais e culturais dos jovens e adultos e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem; refletir sobre possibilidades curriculares, planejamento, diferentes abordagens teórico-metodológicas e avaliação didática na Educação de Jovens e Adultos; refletir e aplicar os conhecimentos trabalhados na disciplina em situações reais do contexto educacional; problematizar a realidade educacional brasileira, tendo como foco os significados que tem a Educação de Jovens e Adultos para alunos, professores e gestores que a vivenciam.

Conteúdo programático

  1. Compreensão do contexto da Educação de Jovens e Adultos
  2. Alfabetização e letramento para jovens e adultos
  3. Fundamentos teóricos e didáticos para a Educação de Jovens e Adultos
  4. Propostas curriculares
  5. Inovação e novas práticas pedagógicas
  6. Avaliação e acompanhamento dos alunos adultos
  7. Reflexão e formação contínua
  8. Revisão básica para a Educação de Jovens e Adultos

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.