Plano de Ensino

Ementa

Fundamentos voltados para o ensino de Matemática no Ensino Fundamental.

Objetivos da disciplina

Identificar a importância do ensino da Matemática para a formação crítica da cidadania; discutir sobre os fundamentos para o ensino da Matemática em consonância com a sociedade contemporânea.

Conteúdo programático

  1. Educação Matemática
  2. Objetivos do ensino de Matemática no Ensino Fundamental, anos iniciais
  3. Aspectos e abordagens das unidades temáticas “Números” e “Álgebra” de Matemática no Ensino Fundamental, anos iniciais
  4. Aspectos e abordagens das unidades temáticas “Geometria”, “Grandezas e Medidas” e “Probabilidade e Estatística” de Matemática no Ensino Fundamental, anos iniciais
  5. Tendências em Educação Matemática - Modelagem Matemática e Pedagogia de Projetos: pressupostos e mobilizações
  6. Tendências em Educação Matemática - Resolução de problemas e investigações matemáticas: pressupostos e mobilizações
  7. Tendências em Educação Matemática - História da Educação Matemática e Etnomatemática: pressupostos e mobilizações
  8. Revisão
  1. GARNICA, A. V. M.; BICUDO, M. A. V. Filosofia da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
  2. MAIO, W. de; CHIUMMO, A. Fundamentos de matemática: didática da matemática. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
  3. RIVILLA, A. M. (Org.). Formação e desenvolvimento das competências básicas. Tradução de Sandra Martha Dolinsky. v. 2. Curitiba: InterSaberes, 2012

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.