Disciplina:Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática
Curso:Licenciatura em Pedagogia
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:SEN001
Ementa
Fundamentos voltados para o ensino de Matemática no Ensino Fundamental.
Objetivos da disciplina
Identificar a importância do ensino da Matemática para a formação crítica da cidadania; discutir sobre os fundamentos para o ensino da Matemática em consonância com a sociedade contemporânea.
Conteúdo programático
Educação Matemática
Objetivos do ensino de Matemática no Ensino Fundamental, anos iniciais
Aspectos e abordagens das unidades temáticas “Números” e “Álgebra” de Matemática no Ensino Fundamental, anos iniciais
Aspectos e abordagens das unidades temáticas “Geometria”, “Grandezas e Medidas” e “Probabilidade e Estatística” de Matemática no Ensino Fundamental, anos iniciais
Tendências em Educação Matemática - Modelagem Matemática e Pedagogia de Projetos: pressupostos e mobilizações
Tendências em Educação Matemática - Resolução de problemas e investigações matemáticas: pressupostos e mobilizações
Tendências em Educação Matemática - História da Educação Matemática e Etnomatemática: pressupostos e mobilizações
Revisão
GARNICA, A. V. M.; BICUDO, M. A. V. Filosofia da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
MAIO, W. de; CHIUMMO, A. Fundamentos de matemática: didática da matemática. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
RIVILLA, A. M. (Org.). Formação e desenvolvimento das competências básicas. Tradução de Sandra Martha Dolinsky. v. 2. Curitiba: InterSaberes, 2012
Bibliografia
Bibliografia Base
GARNICA, A. V. M.; BICUDO, M. A. V. Filosofia da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
MAIO, W. de; CHIUMMO, A. Fundamentos de matemática: didática da matemática. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
RIVILLA, A. M. (Org.). Formação e desenvolvimento das competências básicas. Tradução de Sandra Martha Dolinsky. v. 2. Curitiba: InterSaberes, 2012
Bibliografia Complementar
ALRO, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MATOS, H.; ARANTES, V. A. Ensino de matemática: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2014.
MELO, A. de. Fundamentos socioculturais da educação. Curitiba: InterSaberes, 2012.
POWELL, A.; BAIRRAL, M. A escrita e o pensamento matemático. Campinas: Papirus, 2009.
SANTOS, C. A; NACARATO, A. M. Aprendizagem em geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2014
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.