Plano de Ensino

Ementa

A disciplina trata da constituição histórica da escola no Brasil, situando iniciativas e momentos-chave da criação e desenvolvimento do sistema de ensino mantido pelo Estado e destinado a todos, de forma gratuita e obrigatória, desde finais do século XIX até os dias atuais. Para tanto, reúne temáticas ligadas à organização institucional e legal da escola, de suas personagens - alunos e professores -, bem como dos conhecimentos que fundamentam as práticas escolares. Educação no Império; Surgimento da escola pública; Constituição, leis e diretrizes da Educação; Formação e profissão docente;

Objetivos da disciplina

Compreender a constituição histórica da escola no Brasil; compreender as origens e o desenvolvimento da organização institucional e legal da escola brasileira; compreender quem são os alunos e os professores e as condições que esses personagens se constituíram historicamente; identificar iniciativas e momentos- chave de criação e desenvolvimento da escola laica , pública, gratuita e obrigatória, mantida pelo Estado e destinada a todos; refletir e aplicar os conhecimentos trabalhados na disciplina, em situações reais do contexto educacional.

Conteúdo programático

  1. Filosofia, Sociologia, História e Educação
  2. Análise histórica da educação no Brasil
  3. A educação no período do Império
  4. O surgimento da escola pública
  5. A Escola nova no Brasil
  6. Concepções filosóficas e sociológicas de educação
  7. Desafios da Educação na atualidade
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.