A proposta desta disciplina é apresentar e analisar as concepções e práticas pedagógicas voltadas à Educação Infantil. Na perspectiva das práticas pedagógicas, propõe-se a analisar o uso de brinquedos e brincadeiras; o que implica o conhecimento das concepções de Educação Infantil e de criança. Ao trabalhar com a temática de jogos, espera-se analisar a relevância do planejamento das ações de ensino e aprendizagem, no contexto do processo de desenvolvimento cognitivo - analisando as diferenças e as especificidades das faixas etárias das crianças na Educação Infantil.
Objetivos da disciplina
Analisar a relevância das brincadeiras e brinquedos na Educação Infantil; discutir as relações entre os brinquedos e as brincadeiras com a linguagem, a diversidade cultural, social e econômica; discutir as diferentes concepções sobre Educação Infantil e criança.
Conteúdo programático
História da Educação da Infância
Educação Infantil brasileira: ordenamentos legais e políticas públicas
O cuidar e o educar na Educação Infantil
O brinquedo e a brincadeira: ontem e hoje
A Educação Infantil e a relação com a família e a comunidade
A articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental
Profissionais da Educação Infantil
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
HORN, M. G. S. Brincar e interagir nos espaços da educação infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.
SILVA, D. N. H.; ABREU, F. S. D. de. Vamos brincar de quê?. Cuidado e educação no desenvolvimento infantil. São Paulo: Summus, 2015.
Bibliografia Complementar
CÓRIA-SABINI, M. A.; LUCENA, R. F. de. Jogos e Brincadeiras na educação infantil. Campinas: Papirus, 2015.
FARIA, V. L. B. de.; DIAS, F. R. T. S. Currículo na Educação Infantil: diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. São Paulo: Scipione, 2007.
GONZALEZ-MENA, J. Fundamentos da educação infantil: ensinando crianças em uma sociedade diversificada. Porto Alegre: AMGH, 2015.
SILVA, D. N. H. Imaginação, criança e escola. São Paulo: Summus, 2012.
TADDEI, J. A. A. C. et al. Manual CrechEficiente: guia prático para educadores e gerentes. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2009.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.