Fundamentos voltados para o ensino de Matemática no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Objetivos da disciplina
Identificar a importância do ensino da Matemática para a formação crítica da cidadania. Discutir os fundamentos
para
o ensino da Matemática em consonância com a sociedade contemporânea.
Conteúdo programático
Ensino e aprendizagem da Matemática escolar: crenças e realidades
Atitudes e aprendizagem da Matemática escolar
Formação de Conceitos Matemáticos
Desenvolvimento do pensamento geométrico
Arte e Matemática
Desenvolvimento do pensamento algébrico
Aspectos cognitivos envolvidos na aprendizagem da Matemática: resolução de problemas
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
GARNICA, A. V. M.; BICUDO, M. A. V. Filosofia da Educação Matemática. Belo Horizonte:
Autêntica, 2001. ISBN:
9788551301302
.
MAIO, W.; CHIUMMO, A. Fundamentos de Matemática - Didática da matemática. Rio de Janeiro:
LTC, 2012. ISBN: 978- 85-
216-2259-8.
RIVILLA, A. M. (org.). Formação e Desenvolvimento das Competências Básicas. Trad. S.M.
Dolinsky, v. 2. Curitiba:
Intersaberes, 2012. ISBN: 9788582121887.
Bibliografia Complementar
ALRO, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte:
Autêntica, 2010. ISBN:
9788582179000.
MATOS, H.; ARANTES, V. A. Ensino de matemática: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus,
2014. ISBN:
9788532309785.
MELO, A. Fundamentos Socioculturais da Educação. Curitiba: Intersaberes, 2012. ISBN:
9788582122310.
POWELL, A.; BAIRRAL, M. A escrita e o pensamento matemático. Campinas, SP: Papirus, 2009.
ISBN: 9788530810818.
SANTOS, C. A; NACARATO, A. M. Aprendizagem de Geometria na Educação Básica: a fotografia e a
escrita na sala de aula.
Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.