Plano de Ensino

Ementa

Fundamentos voltados para o ensino de Matemática no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Objetivos da disciplina

Identificar a importância do ensino da Matemática para a formação crítica da cidadania. Discutir os fundamentos para o ensino da Matemática em consonância com a sociedade contemporânea.

Conteúdo programático

  1. Ensino e aprendizagem da Matemática escolar: crenças e realidades
  2. Atitudes e aprendizagem da Matemática escolar
  3. Formação de Conceitos Matemáticos
  4. Desenvolvimento do pensamento geométrico
  5. Arte e Matemática
  6. Desenvolvimento do pensamento algébrico
  7. Aspectos cognitivos envolvidos na aprendizagem da Matemática: resolução de problemas
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.