Curso:Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia
Carga horária:40 horas
Código da disciplina:SMT001
Ementa
Construir o conhecimento teórico-prático necessário ao trabalho com a Matemática no Ensino Fundamental
que priorize o exercício da reflexão-ação-reflexão e a construção da autonomia.
Objetivos da disciplina
Refletir criticamente sobre concepções a respeito da Matemática, bem como sobre a influência de tais
concepções sobre a prática pedagógica; discussão de aspectos práticos ligados ao trabalho cotidiano dos
professores, com ênfase na área de Matemática; a articulação entre os temas tratados nas disciplinas do
currículo de Matemática e a prática docente; discussão de aspectos relevantes na formação do professor de
Matemática e a realidade do ensino de Matemática no Brasil contemporâneo.
Conteúdo programático
Ambientes de aprendizagem nas aulas de Matemática
Relações entre Matemática, cultura e ensino
O lúdico nas aulas de Matemática
A importância dos materiais concretos no ensino de Matemática
Ensino de Matemática com resolução de problemas
Ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental
Comunicação e interação nas aulas de Matemática
Bibliografia
Bibliografia Base
BONAFINI, F. C. (Org.). Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Pearson, 2016.
ROQUE, T. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
STEWART, I. Em busca do infinito: uma história da matemática dos primeiros números à teoria do caos. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
Bibliografia Complementar
BARRETO, M. Trama matemática: princípios e novas práticas no ensino médio. 1ª ed. Campinas: Papirus, 2013.
GUIMARÃES, K. P. Desafios e perspectivas para o ensino da matemática. Curitiba: InterSaberes, 2012
MACHADO, N. J.; CUNHA, M. O. da. Lógica e linguagem cotidiana: verdade, coerência, comunicação, argumentação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
MUNHOZ, A. S. ABP - aprendizagem baseada em problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage, 2015.
. SÁ, P. F. de; JUCÁ, R. de S. (Org.). Matemática por atividades: experiências didáticas bem-sucedidas. Petrópolis: Vozes, 2014.
ZANARDINI, R. A. D. Um breve olhar sobre a história da matemática. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.