Plano de Ensino

Ementa

Entender o processo de ensino e aprendizagem a partir de espaços que fazem parte da vivência das pessoas. Identificar que a escola é o lugar formal para aprender o conhecimento científico sistematizado disciplinarmente e analisar de quais outros lugares se obtém conhecimento. Diferentes espaços para o desenvolvimento de aprendizagens, como museus, parques de divulgações científicas, acervos e cidades, dentre outros, constituem lugares que levam todas as pessoas a reconstruir, vivenciar, imaginar e conceber outros mundos por meio das representações que elaboramos a partir desses lugares e objetos.

Objetivos da disciplina

Discutir e analisar diferentes espaços, tais como museus, parques e praças, como lugares onde ocorrem o processo de ensino e aprendizagem; instigar o pensamento, ampliar e enriquecer o conhecimento sobre os objetos técnicos, as várias culturas em diferentes tempos históricos, a criação científica e as suas consequências para a humanidade.

Conteúdo programático

  1. Conhecimentos socialmente construídos pela humanidade: como os adquirimos?
  2. A escola enquanto espaço formal e lugares não formais para a construção do conhecimento
  3. A educação não formal enquanto espaço alternativo para a educação
  4. Educação não formal e projetos sociais
  5. Diferentes espaços onde ocorre a educação não formal
  6. A atuação do pedagogo em espaços não formais
  7. Letramento, interdisciplinaridade e educação não formal
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.