Curso:Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:SOT001
Ementa
Reflexão, organização e gestão de possibilidades interdisciplinares no âmbito de ações docentes contextualizadas. A articulação do trabalho pedagógico no cotidiano escolar. O trabalho coletivo como princípio do processo educativo. Construindo o Projeto Político-Pedagógico.
Objetivos da disciplina
Compreender a organização do trabalho pedagógico nos espaços escolares; reconhecer as concepções que fundamentam a organização do trabalho pedagógico; proporcionar situações de reflexão, análise e elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola; conhecer espaços em que se desenvolvem práticas educativas não formais.
Conteúdo programático
Organização do trabalho pedagógico: história, limites e perspectivas
Organização do trabalho pedagógico: fundamentos legais
Instâncias e dimensões do planejamento educacional
A autonomia da escola
Trabalho, experiência e formação na escola
A organização do tempo e do espaço na escola
A organização de um tempo didático
Retomada das questões nucleares
Bibliografia
Bibliografia Base
CORDEIRO, L. P.; MAIA, C. M. Didática: organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2017. ISBN: 9788559725834.
CUNHA, M. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989. ISBN 85-308-0081- 8.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Técnicas de ensino: por que não? 21. ed. Campinas:Papirus, 1991. ISBN: 85-308-0814-2.
OLIVEIRA, R. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educação & Sociedade, 2007, v. 28, n. 100, p. 661-690.
CANDAU,V. M. (Org.). A didática em questão. 36. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. ISBN: 978-85-326-0093-6.
SILVA, M. Complexidadeda formação de professores: saberesteóricos e saberes práticos[on-line]. São Paulo: Editora Unesp; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 114 p. ISBN: 978-85-98605-97-5.
VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógicoda escola: uma construçãopossível. Campinas,SP: Papirus, 1995. ISBN: 85-308-0370-1.
VEIGA, I. P. A. REZENDE,L. M. G. Escola: espaçodo projeto político-pedagógico.Campinas,SP: Papirus, 1998. ISBN: 85-308-0532-1.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Este tipo de avaliação busca quantificar se o aluno aprendeu aquilo que estava previsto nos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.