Plano de Ensino

Ementa

Reflexão, organização e gestão de possibilidades interdisciplinares no âmbito de ações docentes contextualizadas. A articulação do trabalho pedagógico no cotidiano escolar. O trabalho coletivo como princípio do processo educativo.
Construindo o Projeto Político-Pedagógico.

Objetivos da disciplina

Compreender a organização do trabalho pedagógico nos espaços escolares; reconhecer as concepções que fundamentam a organização do trabalho pedagógico; proporcionar situações de reflexão, análise e elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola; conhecer espaços em que se desenvolvem práticas educativas não formais.

Conteúdo programático

  1. Organização do trabalho pedagógico: história, limites e perspectivas
  2. Organização do trabalho pedagógico: fundamentos legais
  3. Instâncias e dimensões do planejamento educacional
  4. A autonomia da escola
  5. Trabalho, experiência e formação na escola
  6. A organização do tempo e do espaço na escola
  7. A organização de um tempo didático
  8. Retomada das questões nucleares

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Este tipo de avaliação busca quantificar se o aluno aprendeu aquilo que estava previsto nos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.