Disciplina:Planejamento para o Ensino de Matemática
Curso:Licenciatura em Matemática
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:SPE401
Ementa
Inserção e importância da Matemática no Projeto Político-Pedagógico da escola. Base curricular nacional e estadual para o ensino da Matemática. Planos de trabalho e planos de ensino. A Matemática numa estruturação interdisciplinar.
Objetivos da disciplina
Preparar para elaboração, implementação, análise e avaliação de planejamentos escolares, com destaque para os aspectos específicos da disciplina Matemática em seus vários níveis de ensino.
Conteúdo programático
Reflexão sobre o Papel da Matemática na Formação do Aluno
Etapas e Qualidades de um Bom Planejamento Escolar
A Matemática na Escola e na Sociedade
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Planejamento das Atividades da Disciplina Matemática
Planejamento das Avaliações da Disciplina Matemática
Planejamento de Atividades Extracurriculares
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
BARTINIK, H. L de S. Gestão educacional. Curitiba: Intersaberes, 2012
LIMA, E. L. et al. A matemática do Ensino Médio. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 1999.
MAIA, B. P.; COSTA, M. T. de A. Os desafios e as superações na construção coletiva do projeto político-pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2013
Bibliografia Complementar
AQUINO, J. G. et al. Família e educação: quatro olhares. Campinas: Papirus, 2011.
BOYER, C. B. História da matemática. São Paulo: Blücher, 1974.
GÓES, A. R. T.; GÓES, H. C. Ensino da matemática: concepções, metodologias tendências e organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2015.
SANTOS, A. M. R. Planejamento, avaliação e didática. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Cartilha Conselho de Escola. São Paulo, 2014.
VASCONCELLOS C. dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.