Plano de Ensino

Ementa

Inserção e importância da Matemática no Projeto Político-Pedagógico da escola. Base curricular nacional e estadual para o ensino da Matemática. Planos de trabalho e planos de ensino. A Matemática numa estruturação interdisciplinar.

Objetivos da disciplina

Preparar para elaboração, implementação, análise e avaliação de planejamentos escolares, com destaque para os aspectos específicos da disciplina Matemática em seus vários níveis de ensino.

Conteúdo programático

  1. Reflexão sobre o Papel da Matemática na Formação do Aluno
  2. Etapas e Qualidades de um Bom Planejamento Escolar
  3. A Matemática na Escola e na Sociedade
  4. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  5. Planejamento das Atividades da Disciplina Matemática
  6. Planejamento das Avaliações da Disciplina Matemática
  7. Planejamento de Atividades Extracurriculares
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.