Curso:Eixo de Licenciatura 2023.2 / Regular equivalente
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:SPS001
Ementa
Fundamentos da Psicologia e psicologia da educação. Diferentes abordagens da psicologia do desenvolvimento e suas
consequências para a prática pedagógica. Diferentes abordagens da aprendizagem. A psicologia da educação no
Brasil. A importância do brincar e jogo para o desenvolvimento.
Objetivos da disciplina
Compreender os princípios básicos de processos de desenvolvimento e aprendizagem, tendo em vista a sua utilização
no planejamento e atuação na sala de aula dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental; analisar teorias e
abordagens da Psicologia que estudam o desenvolvimento humano e os processos de desenvolvimento da aprendizagem
para a compreensão das características cognitiva, social, afetiva e física e suas implicações na prática
pedagógica; compreender a importância do brincar e do jogo no desenvolvimento humano e aprendizagem; refletir e
aplicar os conhecimentos trabalhados na disciplina em situações reais do contexto educacional.
Conteúdo programático
Compreensão dos Fundamentos da Psicologia e Psicologia da Educação
Compreensão da Relação entre Aprendizado e Desenvolvimento
Conhecimento das Diferentes Abordagens da Psicologia do Desenvolvimento
Familiaridade com Diferentes Abordagens de Aprendizagem
Reconhecimento da Importância do Brincar e do Jogo para o Desenvolvimento
Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Integração das Teorias na Prática Pedagógica e Reflexões Finais
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
CASTORINA, J. A. et al. Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática,
1995. ISBN: 9788508056538.
GAMEZ, L. Psicologia da educação. (Série Educação). Rio de Janeiro: LTC/GEN, 2013. ISBN:
978-85-216-2240-6.
KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2011.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
MONEREO, C.; COLL, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da
informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. ISBN: 9788536323138.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo:
Scipione, 1997.
RACY, P. M. P. de B. Psicologia da educação: origem, contribuições, princípios e desdobramentos.
Curitiba: Intersaberes, 2012. ISBN: 9788582124451.
SALVADOR, C. C. et al. Psicologia da educação. Porto Alegre: Penso, 2014. ISBN: 9788584290222.
SALVADOR, C. C.; MARCHESI, Á.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da
educação escolar. 2. v. Porto Alegre: Artmed, 2007. ISBN: 9788536307770.
SILVA, D. N. H. Imaginação, criança e escola. São Paulo: Summus, 2012. ISBN: 9788532308108.
SOUZA, S. J. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. São Paulo: Papirus, 2010. ISBN:
978530802624.
Bibliografia Complementar
DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z. de. Psicologia na educação. São Paulo: Vozes, 2011.
GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 2003.
SALVADOR, C. C. et al. Psicologia da educação. Porto Alegre: Penso, 2014. ISBN: 9788584290222.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.