Plano de Ensino

Ementa

Fundamentos da Psicologia e psicologia da educação. Diferentes abordagens da psicologia do desenvolvimento e suas consequências para a prática pedagógica. Diferentes abordagens da aprendizagem. A psicologia da educação no Brasil. A importância do brincar e jogo para o desenvolvimento.

Objetivos da disciplina

Compreender os princípios básicos de processos de desenvolvimento e aprendizagem, tendo em vista a sua utilização no planejamento e atuação na sala de aula dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental; analisar teorias e abordagens da Psicologia que estudam o desenvolvimento humano e os processos de desenvolvimento da aprendizagem para a compreensão das características cognitiva, social, afetiva e física e suas implicações na prática pedagógica; compreender a importância do brincar e do jogo no desenvolvimento humano e aprendizagem; refletir e aplicar os conhecimentos trabalhados na disciplina em situações reais do contexto educacional.

Conteúdo programático

  1. Compreensão dos Fundamentos da Psicologia e Psicologia da Educação
  2. Compreensão da Relação entre Aprendizado e Desenvolvimento
  3. Conhecimento das Diferentes Abordagens da Psicologia do Desenvolvimento
  4. Familiaridade com Diferentes Abordagens de Aprendizagem
  5. Reconhecimento da Importância do Brincar e do Jogo para o Desenvolvimento
  6. Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
  7. Integração das Teorias na Prática Pedagógica e Reflexões Finais
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.