Plano de Ensino

Ementa

Relações entre Psicologia e Educação, a partir de teorias que influenciam e fundamentam o processo de ensino-aprendizagem. Principais teorias de aprendizagem: Behaviorismo, Gestalt, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Edgard Moran.

Objetivos da disciplina

Compreender os fenômenos educativos e os processos de aprendizagem, tendo em vista as transformações que marcam o contexto do mundo contemporâneo; estudar os processos de aprendizagem considerando os pressupostos da interdisciplinaridade, da transversalidade, das múltiplas linguagens, bem como a reorganização dos espaços, tempos e relações interpessoais que perpassam os espaços educativos.

Conteúdo programático

  1. Teorias da Aprendizagem: Introdução
  2. As teorias de Piaget e Vygotsky
  3. Desenvolvimento cognitivo das crianças nos dois primeiros anos
  4. Desenvolvimento cognitivo das crianças dos dois aos seis anos
  5. Construtivismo e Behaviorismo
  6. Teoria da aprendizagem: Construtivismo e a Gestalt
  7. Interação e mediação no processo de ensino-aprendizagem
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.