Relações entre Psicologia e Educação, a partir de teorias que influenciam e
fundamentam o processo de ensino-aprendizagem. Principais teorias de aprendizagem:
Behaviorismo, Gestalt, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Edgard Moran.
Objetivos da disciplina
Compreender os fenômenos educativos e os processos de aprendizagem, tendo em
vista as transformações que marcam o contexto do mundo contemporâneo; estudar os
processos de aprendizagem considerando os pressupostos da interdisciplinaridade, da
transversalidade, das múltiplas linguagens, bem como a reorganização dos espaços,
tempos e relações interpessoais que perpassam os espaços educativos.
Conteúdo programático
Teorias da Aprendizagem: Introdução
As teorias de Piaget e Vygotsky
Desenvolvimento cognitivo das crianças nos dois primeiros anos
Desenvolvimento cognitivo das crianças dos dois aos seis anos
Construtivismo e Behaviorismo
Teoria da aprendizagem: Construtivismo e a Gestalt
Interação e mediação no processo de ensino-aprendizagem
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
ILLERIS, K. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. p.
280. ISBN 9788565848381.
LEAL, D.; NOGUEIRA, M. O. G. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os
pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes,
2015. ISBN: 9788544301593.
MARQUES ROSSATO, S.; PILETTI, N. Psicologia da aprendizagem. da teoria do
condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto, 2012. p. 176. ISBN:
9788572446617.
Bibliografia Complementar
CAMPOS, C. M. Saberes docentes e autonomia dos professores. 6ª ed.
Petrópolis: Vozes, 2013. ISBN: 9788532634344.
GERONE JUNIOR., A. de. Desafios ao educador contemporâneo: perspectivas de
Paulo Freire sobre a ação pedagógica de professores. Curitiba: InterSaberes, 2016.
ISBN: 9788544303696.
GHIRALDELLI JR., P. As lições de Paulo Freire. Barueri: Manole, 2012. ISBN:
9788520434802.
PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky. 6ª
ed. São Paulo: Summus, 2015. ISBN: 9788532310378.
TAILLE, Y. de La. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre:
Artmed, 2007. ISBN: 9788536306285.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.