Trabalho final de curso como atividade de síntese e integração do conhecimento desenvolvido ao longo do curso,
elaborado de acordo com as regras estabelecidas pela instituição.
Objetivos da disciplina
Permitir ao formando a demonstração do grau de aproveitamento que obteve nas disciplinas do curso. Aprofundar seu
conhecimento teórico e prático, com rigor metodológico na análise, sistematização e aprofundamento do tema objeto
de estudo.
Conteúdo programático
Chegamos no TCC, e agora?
Escolhendo um tema
Delimitação do tema e objetivos
Material e Métodos
Coleta de Dados
Análise, discussão dos resultados e considerações finais
GARBIN, M. C.; COSTA, L. M. A. Manual de normalização de trabalhos acadêmicos. São Paulo:
Univesp, 2018.
PUPIM, E. K. et al. Manual para apresentação de monografias, dissertações e teses. Tupã:
Unesp, 2016. Disponível em:.
Acesso em: 7 jun. 2021.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo:
McGraw Hill, 2006.
UNIVERSIDADE Estadual Paulista. Normas para publicações da Unesp. São Paulo: Unesp, 1994.
__________. Preparação e revisão de textos. In: _________. Normas para publicações da Unesp. São Paulo:
Unesp,1994. v. 3.
Bibliografia Complementar
BIRRIEL, E.; ARRUDA, A. TCC para ciências exatas: trabalho de conclusão de curso com exemplos
práticos. Rio de Janeiro: LTC, 2017. Disponível em: . Acesso em: 7 jun. 2021
MANZANO, A.; MANZANO, M. TCC: trabalho de conclusão de curso utilizando o Microsoft Word
2013. São Paulo: Érica, 2014. Disponível em: . Acesso em 7. jun. 2021.
MARTINS, G. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. 2. ed. São
Paulo: Atlas, 2013.
MARTINS JÚNIOR, J. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e
montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 9. ed. Petrópolis: Vozes,
2015. Disponível em: . Acesso em 7 jun.
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Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.