Disciplina:Projeto Integrador para Licenciatura IV
Curso:Licenciatura em Pedagogia, Matemática e Letras
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:TPL504
Ementa
Desenvolvimento de material didático; práticas pedagógicas inclusivas; inclusão
Objetivos da disciplina
Desenvolvimento de material didático para alunos com necessidades especiais. Desenvolver os trabalhos de integração entre os diferentes componentes curriculares do semestre.
Conteúdo programático
Análise do cenário
Entrega do plano de ação e definição do tema e do problema
Levantamento bibliográfico e estruturação
Entrega do relatório parcial e construção da proposta de solução
Análise dos resultados
Finalização da solução
Entrega do relatório final e do vídeo
Bibliografia
Bibliografia Base
FARBIARZ, J. L.; HEMAIS, B. J. W. Design para uma educação inclusiva. São Paulo: Blucher, 2016.
PLETSCH, M. D.; SOUZA, F. F. de; ORLEANS, L. F. A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princípios para a inclusão escolar. Revista Educação e Cultura Contemporânea, [on-line], v. 14, n. 35, 2017. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/3114/1662. Acesso em: 24 abr. 2023.
SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. de L. (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012.
Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 24 abr. 2023.
CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
COHEN, E. G.; LOTAN, R. A. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. Trad. Luís Fernando Marques Dorvillé, Mila Molina Carneiro e Paula Márcia Schmaltz Ferreira Rozin. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.
PAIVA, A. P. M. Professor criador. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Lições de didática. 5. ed. Campinas: Papirus, 2011.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.