Curso:Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:TPL505
Ementa
Desenvolvimento de estratégias pedagógicas; interdisciplinaridade; uso de jogos na educação
Objetivos da disciplina
Desenvolvimento de um jogo interdisciplinar, com pelo menos duas áreas do conhecimento. Desenvolver os trabalhos
de integração entre os diferentes componentes curriculares do semestre.
Conteúdo programático
Análise do cenário
Entrega do plano de ação e definição do tema e do problema
Levantamento bibliográfico e estruturação
Entrega do relatório parcial e construção da proposta de solução
Análise dos resultados
Finalização da solução
Entrega do relatório final e do vídeo
Bibliografia
Bibliografia Base
ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2017.
ARRUDA, E. P. Fundamentos para o desenvolvimento de jogos digitais. Porto Alegre: Bookman, 2014.
BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar. Campinas: Papirus, 2015.
Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2ª versão. Brasília, DF, 2016. Disponível
em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em 31 jan. 2018.
CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo.
Porto Alegre: Penso, 2018.
COHEN, E. G.; LOTAN, R. A. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. 3. ed.
Porto Alegre: Penso, 2017.
PAIVA, A. P. M. Professor criador. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015
VEIGA, I. P. A. (org.). Lições de Didática. 5. ed. Campinas: Papirus, 2011.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.