Disciplina:Projeto Integrador para Licenciatura VI
Curso:Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:TPL506
Ementa
Currículo; escola; uso de tecnologias na educação; planejamento
Objetivos da disciplina
Desenvolver um currículo para uma disciplina do ensino básico, usando tecnologias e metodologias ativas.
Desenvolver os trabalhos de integração entre os diferentes componentes curriculares do semestre.
Conteúdo programático
Análise do cenário
Entrega do Plano de Ação e definição do tema e do problema
Levantamento bibliográfico e estruturação
Entrega do relatório parcial e construção da proposta de solução
Análise dos resultados
Finalização da solução
Entrega do relatório final e do vídeo
Bibliografia
Bibliografia Base
OLIVEIRA, Maria Marly de. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. São Paulo: SE, 2011. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/238.pdf. Acesso em: 27 jun. 2022.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.
Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2ª versão. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em 31 jan. 2018.
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
COHEN, Elizabeth G.; LOTAN, Rachel A. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. Tradução: Luís Fernando Marques Dorvillé, Mila Molina Carneiro, Paula Márcia Schmaltz Ferreira Rozin. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.
PAIVA, Ana Paula Mathias. Professor criador. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Lições de Didática. 5ª ed. Campinas: Papirus, 2011.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Este tipo de avaliação busca quantificar se o aluno aprendeu aquilo que estava previsto nos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.