Esta Organização Didática oferece uma diretriz para a realização das atividades semanais do curso. Os recursos didáticos que você deve acessar são os seguintes:
Acesse o Cronograma do Bimestre 5 para acompanhar as atividades de cada semana do bimestre.
Acesse o documento Orientações Gerais sobre o Projeto Integrador do Bimestre 5 para conhecer detalhes adicionais do trabalho que será elaborado colaborativamente.
Além disso, o espaço do Projeto Integrador no AVA contém os recursos tecnológicos que auxiliarão você e seu grupo no desenvolvimento do projeto.
Acesse o material didático desta semana:
Não se esqueça de que é necessário postar no Portfólio o que você aprendeu com o conteúdo didático desta semana. Bons estudos!
9. Aprendizagem baseada em problemas
10. Tecnologias e espaços colaborativos mediando a aprendizagem na educação
11. O desafio de reinventar a escola
12. Tecnologia e educação
Professor Titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste), Presidente da PANPBL (PanAmerican Network for Problem-Based Learning), Coordenador Científico do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas e do Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional (NASCE). Membro do Editorial Board do Journal of Moral Education e do Executive Board da Association for Moral Education. Coordena a Coleção Novas Arquiteturas Pedagógicas, da Editora Summus. Foi consultor do MEC para o "Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade" e coordena os cursos de especialização USP/UNIVESP sobre ética e cidadania. É Assessor Pedagógico na UNIVESP nos cursos de graduação. Foi professor-visitante na Stanford University School of Education (EUA, 2008) e da Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha, 2006-2010). É Livre-docente pela Faculdade de Educação da USP (2005), fez Pós-doutorado nas Universidades de Barcelona (2004) e Stanford (2008). Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP (1998), Mestre em Educação pela Unicamp (1993) e graduado em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1988).
9. Aprendizagem baseada em problemas
10. Tecnologias e espaços colaborativos mediando a aprendizagem na educação
11. O desafio de reinventar a escola
12. Tecnologia e educação
Pedagoga com Mestrado e Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Como docente desta mesma instituição, atua na área de Linguagem e Psicologia da Educação, nos cursos de graduação em Pedagogia e Licenciatura, e na pós-graduação, dedicando-se também à orientação de pesquisas nos programas de Mestrado e Doutorado da FEUSP. Publicou inúmeros artigos e é autora dos livros “Alfabetização em questão” (Paz e Terra, 2004) e “A escola que (não) ensina a escrever” (Summus 2012), coautora de “Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos” (Summus, 2011) e organizadora do livro “Textos em contextos – Reflexões sobre o ensino da escrita” (Summus, 2011).
9. Aprendizagem baseada em problemas
10. Tecnologias e espaços colaborativos mediando a aprendizagem na educação
11. O desafio de reinventar a escola
12. Tecnologia e educação
O modelo de aprendizagem baseada em problemas pode ser visto como uma interação entre o sujeito que aprende e os objetos de conhecimento. O aluno tem que questionar, pesquisar e descobrir coisas novas, que até mesmo o professor não havia pensado e, desse modo, o foco passa do ensino para a aprendizagem. No programa, mostramos a utilização desse modelo em programas desenvolvidos com alunos da USP Leste e da Universidade Federal de São Carlos.
9. Aprendizagem baseada em problemas
10. Tecnologias e espaços colaborativos mediando a aprendizagem na educação
11. O desafio de reinventar a escola
12. Tecnologia e educação
A tecnologia e os espaços que estimulam a cooperação precisam ser entendidas como aliados em processos de formação e educação. Nesta aula, é apresentado o Laboratório de Inovação em Governo, que mostra como os espaços educativos podem ser construídos de forma a atender às demandas recentes por novos modelos educativos.
9. Aprendizagem baseada em problemas
10. Tecnologias e espaços colaborativos mediando a aprendizagem na educação
11. O desafio de reinventar a escola
12. Tecnologia e educação
Considerando as características do nosso mundo e, em função delas, a necessidade de se construir uma escola mais ajustada aos alunos de hoje, a aula situa três aspectos que deveriam nortear a revisão do ensino: princípios, meios e metas.
9. Aprendizagem baseada em problemas
10. Tecnologias e espaços colaborativos mediando a aprendizagem na educação
11. O desafio de reinventar a escola
12. Tecnologia e educação
Ao discutir as dificuldades do uso da tecnologia na escola, a aula defende a necessidade de se conciliar, no ensino, modernidade e humanização, e apresenta os princípios básicos para a apropriação da tecnologia. Como exemplo, mostra um game baseado na resolução de problemas.
9. Aprendizagem baseada em problemas
10. Tecnologias e espaços colaborativos mediando a aprendizagem na educação
11. O desafio de reinventar a escola
12. Tecnologia e educação
Nesta semana, você deve realizar a atividade de Portfólio, assistir ao vídeo-base e explorar os materiais de apoio indicados para aprofundar os conteúdos tratados em Psicologia da Aprendizagem.
1. Modelos de ensino: das concepções docentes às práticas pedagógicas
Univesp TV
9. Aprendizagem baseada em problemas
10. Tecnologias e espaços colaborativos mediando a aprendizagem na educação
11. O desafio de reinventar a escola
12. Tecnologia e educação
Compile no Portfólio de Psicologia da Aprendizagem o que você aprendeu com o conteúdo didático desta semana.
9. Aprendizagem baseada em problemas
10. Tecnologias e espaços colaborativos mediando a aprendizagem na educação
11. O desafio de reinventar a escola
12. Tecnologia e educação
1. Novos caminhos para a educação básica e superior
Myriam Krasilchik e Ulisses Ferreira Araújo
2. O uso de tecnologias educacionais na formação de professores para conteúdos de ética e cidadania
Ulisses Ferreira Araújo e colaboradores
3. Reforma Curricular Brasileira: para onde vai a formação do professor?
Sílvia Colello
4. Entrevista: César Coll – A Reforma Curricular Brasileira
César Coll
5. (Livro impresso) - GÓMEZ, A. P. Educação na era digital. Porto Alegre: Penso, 2015.
6. (Livro impresso) - PALFRAY, J.; GASSER, U. Aprendizes. In: Nascidos na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 267-285.
Os recursos didáticos desta semana são:
Lembre-se de trabalhar na elaboração do Portfólio da disciplina nesta semana. Bom trabalho!
9. Marcos Jurídicos e Conceituais 2: Estado de São Paulo
10. ECA – Lei 8.069/1990
11. Programas e Ações Governamentais em âmbito Federal e Estadual na área da Educação Inclusiva
12. O público, o privado e a Educação Especial
Cientista Social pela FFCL da USP, Docteur em Urbanismo e Planejamento Territorial pelo Instituto de Urbanismo de Paris, foi Coordenador de Ação Regional da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, Diretor Adjunto da Fundação Seade, Diretor e Presidente do IPEA.
9. Marcos Jurídicos e Conceituais 2: Estado de São Paulo
10. ECA – Lei 8.069/1990
11. Programas e Ações Governamentais em âmbito Federal e Estadual na área da Educação Inclusiva
12. O público, o privado e a Educação Especial
Educadora social, graduada em Turismo e em Ciências Matemáticas. Especialista em Pedagogia Social. Desde 1988 atua em organizações não governamentais. Fundou e coordenou Centros de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e facilitou processos de criação de bibliotecas comunitárias gerenciadas por adolescentes e jovens. É empreendedora social da Ashoka. Coordena o Programa de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário e é responsável por projetos de formação em Diversidade, Direitos Humanos, Relações de Raça e Gênero e Direitos de Crianças e Adolescentes para profissionais de Educação, Saúde e Assistência Social. É assessora da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos para o Programa de Educação Inclusiva, nas ações de relações étnico-raciais na educação e Rede de Proteção de Direitos Humanos de crianças e Adolescentes Guarulhos: cidade que protege. É membro da coordenação do Polo de Leitura LiteraSampa e do programa de formação de adolescentes e jovens mediadores e gestores da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, em Parelheiros, além de representá-los no Grupo de Trabalho do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de São Paulo.
9. Marcos Jurídicos e Conceituais 2: Estado de São Paulo
10. ECA – Lei 8.069/1990
11. Programas e Ações Governamentais em âmbito Federal e Estadual na área da Educação Inclusiva
12. O público, o privado e a Educação Especial
A aula trata da legislação que norteia a educação especial no estado de São Paulo, apresentando as necessidades que precisam ser incorporadas no âmbito da educação e alguns modelos de instrumentos utilizados.
9. Marcos Jurídicos e Conceituais 2: Estado de São Paulo
10. ECA – Lei 8.069/1990
11. Programas e Ações Governamentais em âmbito Federal e Estadual na área da Educação Inclusiva
12. O público, o privado e a Educação Especial
A professora apresenta os principais pontos referentes ao Estatuto da Criança e do Adolescente, no que tange principalmente à Educação e à Inclusão Social. Aponta ainda os principais ganhos destes 25 anos e as dificuldades enfrentadas e a se enfrentar.
9. Marcos Jurídicos e Conceituais 2: Estado de São Paulo
10. ECA – Lei 8.069/1990
11. Programas e Ações Governamentais em âmbito Federal e Estadual na área da Educação Inclusiva
12. O público, o privado e a Educação Especial
O professor apresenta os principais instrumentos e programas utilizados para a promoção da educação inclusiva no Brasil.
9. Marcos Jurídicos e Conceituais 2: Estado de São Paulo
10. ECA – Lei 8.069/1990
11. Programas e Ações Governamentais em âmbito Federal e Estadual na área da Educação Inclusiva
12. O público, o privado e a Educação Especial
Esta aula tem como finalidade discutir sobre o papel do público e do privado na Educação Especial do Brasil. Inicia com uma apresentação histórica e passa a tratar das instituições privadas tradicionais que atuam no setor.
9. Marcos Jurídicos e Conceituais 2: Estado de São Paulo
10. ECA – Lei 8.069/1990
11. Programas e Ações Governamentais em âmbito Federal e Estadual na área da Educação Inclusiva
12. O público, o privado e a Educação Especial
Aqui você terá acesso ao material didático e ao Portfólio da semana 3 de Educação e Inclusão Social. Verifique também o material de apoio que visa ajudá-lo no aprofundamento dos conteúdos desta semana.
1. Algumas concepções de educação do deficiente
Gilberta Januzzi
9. Marcos Jurídicos e Conceituais 2: Estado de São Paulo
10. ECA – Lei 8.069/1990
11. Programas e Ações Governamentais em âmbito Federal e Estadual na área da Educação Inclusiva
12. O público, o privado e a Educação Especial
1. Slides da videoaula 9
Luiz Henrique Proença Soares
2. Slides da videoaula 10
Bel Santos Mayer
3. Slides da videoaula 11
Luiz Henrique Proença Soares
4. Slides da videoaula 12
Luiz Henrique Proença Soares
9. Marcos Jurídicos e Conceituais 2: Estado de São Paulo
10. ECA – Lei 8.069/1990
11. Programas e Ações Governamentais em âmbito Federal e Estadual na área da Educação Inclusiva
12. O público, o privado e a Educação Especial
Sistematize no Portfólio de Educação e Inclusão Social o que aprendeu com os materiais desta semana, segundo orientações descritas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
9. Marcos Jurídicos e Conceituais 2: Estado de São Paulo
10. ECA – Lei 8.069/1990
11. Programas e Ações Governamentais em âmbito Federal e Estadual na área da Educação Inclusiva
12. O público, o privado e a Educação Especial
1. Estatuto da Criança e do Adolescente
Ministério Público do Estado de São Paulo
2. ECA 25 Anos: Estatuto da Crianças e do Adolescente
Unicef
3. O caso do colégio estadual Coronel Pilar
Conrado Hübner Mendes
4. (Livro impresso) - MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil - História e Políticas Públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
5. (Livro impresso) - KASSAR, M. C. M. Deficiência Múltipla e educação no Brasil: discurso e silêncio na história dos sujeitos. Campinas: Autores Associados, 1999.
6. (Livro impresso) - JANUZZI, G. M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004.
Os recursos didáticos que devem ser estudados são:
Não se esqueça de que a resolução da atividade desta semana deve compor o Portfólio da disciplina.
5. Projetos de intervenção em Educação Ambiental
6. Direito Ambiental e Cidadania
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestrado em Educação pela UFSCar e doutorado em Educação pela UFSCar, com parte realizada na Universidad Autónoma de Madrid. É educadora da Universidade de São Paulo, junto à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP: http://sustentabilidade.eesc.usp.br/). Atualmente, também é pesquisadora convidada College of Education, da University of South Africa (2013-2015). É colaboradora da Superintendência de Gestão Ambiental da USP, na elaboração de políticas de sustentabilidade. De 2011-2014, foi docente do Curso de Engenharia Ambiental na modalidade EaD da UFSCar, lecionando a disciplina Educação Ambiental. Publicou 6 livros e é co-autora de 15 capítulos de livros. É membro do comitê editorial do International Journal of Sustainability in Higher Education e da Revista Ambiens (Revista Iberoamericana Universitaria en ambiente, sociedad y sustentabilidad). Coordena projetos nacionais e internacionais nas áreas de educação e gestão ambiental e tem experiência na formação de educadores ambientais, gestão de resíduos e sustentabilidade ambiental em campus universitários.
5. Projetos de intervenção em Educação Ambiental
6. Direito Ambiental e Cidadania
Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007), habilitada no exame nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (2008), Especialista em Direito Ambiental e Urbanístico com Formação para Magistério Superior pela Universidade Anhanguera - UNIDERP (2012) e Mestre em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2014)
5. Projetos de intervenção em Educação Ambiental
6. Direito Ambiental e Cidadania
Nessa aula, serão abordadas as etapas para elaboração de um projeto de intervenção educativa na área socioambiental. Adicionalmente, serão apresentados alguns exemplos de ações antieducativas na área ambiental.
5. Projetos de intervenção em Educação Ambiental
6. Direito Ambiental e Cidadania
Nesta aula, serão discutidos a evolução histórica da preocupação ambiental, o conceito de desenvolvimento sustentável, a constituição federal e o meio ambiente, os deveres dos cidadãos e os desafios para o futuro.
5. Projetos de intervenção em Educação Ambiental
6. Direito Ambiental e Cidadania
A seguir, você encontra o material-base e de apoio desta semana. Além disso, faça a Atividade da Semana 2 conforme as instruções dadas.
1. Pequeno Manual para Elaboração de Projeto
Instituto Socioambiental e Apremavi
2. Lei das Sacolinhas
Lei no 15.374
3. Lei das Sacolinhas
Lei no 55.827
5. Projetos de intervenção em Educação Ambiental
6. Direito Ambiental e Cidadania
1. Slide da videoaula 5
Patricia Silva Leme
5. Projetos de intervenção em Educação Ambiental
6. Direito Ambiental e Cidadania
1. Roteiro para Elaboração de Projetos de Educação Ambiental
Secretaria do Meio Ambiente e Coordenadoria de Educação Ambiental
5. Projetos de intervenção em Educação Ambiental
6. Direito Ambiental e Cidadania
1. Como fazer compostagem em casa
Composta São Paulo
5. Projetos de intervenção em Educação Ambiental
6. Direito Ambiental e Cidadania
1. Faça a atividade da semana e publique a sua resposta no Portfólio de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
2. Gabarito da Atividade de Portfólio de Meio Ambiente e Sustentabilidade - Semana 1
Nas próximas páginas, você terá acesso ao material didático preparado pelas professoras da disciplina.
Lembre-se de que as atividades desta semana devem compor o Portfólio de Inglês.
3. Checking into a Hotel
Cursando doutorado em Linguística Aplicada pela PUC-SP, na Área de Tecnologia e Educação (Letramento Digital de professores de Línguas), mestre em Linguística Aplicada e especialista em Magistério do Ensino Superior pela PUC-SP, graduada em Letras (Licenciatura Plena Português-Inglês), Tradução e Interpretação (Português-Inglês) e Pedagogia. Atualmente, é Coordenadora de Inglês na Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp, Consultora do Departamento de Educação do Conselho Britânico de São Paulo, membro do Grupo de Pesquisa GEALIN (PUC-SP). É professora de língua Inglesa na FATEC Ipiranga e co-fundadora da startup (In)formação LAB, uma empresa dedicada ao letramento digital de professores, pais e alunos. Foi Coordenadora do Projeto de Língua Inglesa e de Intercâmbio Cultural das FATECs do Estado de São Paulo. Possui experiência em design de cursos e materiais didáticos para o ensino de Inglês a distância, em publicações na área de linguística aplicada e tecnologia, em organização de congressos nacionais e internacionais e palestras.
3. Checking into a Hotel
Mestranda em Linguística Aplicada pela PUC-SP, na área de Linguagem, Educação e Tecnologia. Graduada em Design pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN). Atua como designer educacional e professora de Inglês para Fins Específicos. É membro do grupo de pesquisa Gealin - Abordagem Instrumental e Ensino-aprendizagem de Línguas em Contextos Diversos, da PUC-SP, e assistente editorial da Revista Acadêmica The ESPecialist, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Possui experiência em design de cursos e materiais educacionais nos contextos presencial e digital, ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos, formação de professores, tradução, organização de congressos, letramento digital e integração de novas tecnologias para fins educacionais.
3. Checking into a Hotel
Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de educação, formação contínua de professores de língua inglesa, elaboração de cursos de língua inglesa nas modalidades presencial e a distância, empreendedorismo social e cooperação internacional. Especialista em gerenciamento de projetos, desenvolvimento curricular, testes, ensino de inglês como segunda língua, formação de professores de inglês, marketing on-line, parcerias sem fins lucrativos para os negócios, aquisição de clientes, sistemas operacionais, gerenciamento de programas, desenvolvimento web, WordPress, planejamento estratégico e mapeamento de processos.
3. Checking into a Hotel
Na aula 3, trabalharemos as expressões e as estruturas usadas para fazer um check-in no hotel, bem como alguns detalhes a mais sobre phrasal verbs.
3. Checking into a Hotel
A seguir, você poderá acessar os materiais da semana 3, que aprofundam os temas abordadas na videoaula da semana 3.
Percurso da semana 3
Acesse o Percurso da Semana 3, que contém uma organização alternativa para o acesso aos conteúdos de Inglês III.
3. Checking into a Hotel
Acesse o texto-base de Inglês III no formato de sua preferência:
Texto-base - Checking into a hotel
Simone Telles Martins Ramos e Angelita Gouveia Quevedo
Texto-base interativo - Checking into a hotel
Simone Telles Martins Ramos e Angelita Gouveia Quevedo
3. Checking into a Hotel
Responda às atividades do texto-base desta semana, que ajudam na compreensão dos temas abordados nos conteúdos da disciplina.
3. Checking into a Hotel
1. Responda à atividade de Portfólio desta semana e encaminhe a resolução pelo Portfólio de Inglês III.
Ao longo desta Organização Didática, você pôde apreciar o material didático preparado e disponibilizado para a semana 3.
Reserve um tempo para trabalhar individualmente no Portfólio de cada disciplina. Além disso, lembre-se de que é necessário desenvolver mais uma etapa do Projeto Integrador, de modo colaborativo.
Tenha uma semana repleta de aprendizagens significativas!
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