Como sabe, o objetivo deste roteiro é ajudá-lo no cumprimento de suas atividades acadêmicas desta semana. Os recursos educacionais que irá acessar são:
Acompanhe as atividades previstas para a semana 2 no Cronograma do Bimestre 6. Bons estudos!
A meta que deverá ser atingida por você e seu grupo nesta semana é:
Acesse o documento Orientações Gerais sobre o Projeto Integrador do Bimestre 6 sempre que necessário.
O espaço do Projeto Integrador no AVA contêm os recursos tecnológicos que auxiliam o grupo no desenvolvimento do projeto.
Verifique os conteúdos que serão abordados ao longo desta semana de estudos ao acessar os seguintes recursos educacionais:
Você deve sistematizar no Portfólio da disciplina aquilo que aprendeu nas vídeoaulas e materiais didáticos desta semana.
5. História do pensamento evolutivo: Antiguidade
6. História do pensamento evolutivo: antes de Darwin
7. História do pensamento evolutivo: as ideias de Darwin e Wallace
8. Ideias atuais - Adaptação e Seleção Natural: abordagem molecular
Possui graduação em Filosofia (2008) e em Farmácia-Bioquímica (2003) pela Universidade de São Paulo, mestrado (2003) e doutorado (2008) em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurociências e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Fisiologia; Neurociência Cognitiva; Ensino-Aprendizagem; História e Filosofia das Neurociências.
5. História do pensamento evolutivo: Antiguidade
6. História do pensamento evolutivo: antes de Darwin
7. História do pensamento evolutivo: as ideias de Darwin e Wallace
8. Ideias atuais - Adaptação e Seleção Natural: abordagem molecular
Atualmente esta realizando o pós-doutorado no Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH) - IB/USP com financiamento do Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES - PNPD/CAPES. Possui graduação em Ciências Biológicas (1999). Mestrado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2005). Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (2010). Pós-doutorado (2011 - 2013) pelo Departamento de Genética e Biologia Evolutiva - IB/USP com financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Possui experiências na área de Genética, Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Modelos Animais e Genética Humana e Médica. Atuando principalmente na pesquisa de desenvolvimentos para terapias celulares e gênicas para distrofias musculares (Distroglicanopatias). Na área de Educação, orientou, bem como avaliou Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Especialização em Ensino de Biologia da Rede São Paulo de Formação Docente pelo Instituto de Biociências IB (USP).
5. História do pensamento evolutivo: Antiguidade
6. História do pensamento evolutivo: antes de Darwin
7. História do pensamento evolutivo: as ideias de Darwin e Wallace
8. Ideias atuais - Adaptação e Seleção Natural: abordagem molecular
Introduzir a importância do uso da história e da filosofia da ciência como ferramenta no ensino. Ressaltar duas características marcantes do pensamento biológico da antiguidade clássica: o fixismo e o finalismo. Discutir a Teoria das Ideias de Platão e a introdução ao pensamento essencialista, tipológico e fixista. Introduzir brevemente a teorias das quatro causas aristotélica, ressaltando sua influência para o pensamento finalista ou teleológico. Apontar a importância e alcance do pensamento platônico-aristotélico na posteridade.
5. História do pensamento evolutivo: Antiguidade
6. História do pensamento evolutivo: antes de Darwin
7. História do pensamento evolutivo: as ideias de Darwin e Wallace
8. Ideias atuais - Adaptação e Seleção Natural: abordagem molecular
Mostrar o impacto do pensamento da antiguidade no pensamento Lineu. Discutir a teologia natural inglesa, ressaltando a incorporação das ideias platônico-aristotélicas na tradição cristã. Mencionar as teorias criacionistas e discutir sua legitimidade científica nos dias atuais. Introduzir brevemente as primeiras ideias evolutivas de Buffon. Apresentar o evolucionismo de Lamarck.
5. História do pensamento evolutivo: Antiguidade
6. História do pensamento evolutivo: antes de Darwin
7. História do pensamento evolutivo: as ideias de Darwin e Wallace
8. Ideias atuais - Adaptação e Seleção Natural: abordagem molecular
Apresentar as ideias de Darwin e Wallace. Introduzir as ideias atuais de evolução. Discutir os principais mecanismos evolutivos. Ressaltar o papel da seleção natural no processo evolutivo. Relacionar Micro e Macroevolução.
5. História do pensamento evolutivo: Antiguidade
6. História do pensamento evolutivo: antes de Darwin
7. História do pensamento evolutivo: as ideias de Darwin e Wallace
8. Ideias atuais - Adaptação e Seleção Natural: abordagem molecular
A presente aula trata da inserção da abordagem molecular como base para a compreensão dos mecanismos evolutivos, dentro das ideias atualmente mais aceitas pela ciência. São abordados, de forma introdutória, aspectos básicos de genética e biologia molecular, que incluem estruturas, (como DNA, RNA, genes e cromossomos) e processos (como meiose, mitose, transcrição e tradução). Discutimos a teoria cromossômica da herança genética. Finalmente, tal conteúdo básico é relacionada aos processos evolutivos, enfocando-se a origem das mutações, bem como a relação mutação-seleção natural- adaptação.
5. História do pensamento evolutivo: Antiguidade
6. História do pensamento evolutivo: antes de Darwin
7. História do pensamento evolutivo: as ideias de Darwin e Wallace
8. Ideias atuais - Adaptação e Seleção Natural: abordagem molecular
Os professores de Biologia Geral selecionaram um importante material-base que aprofunda a discussão da história do pensamento evolutivo. Além disso, aqui você encontra alguns textos de apoio que aprofundam as demais temáticas estudadas nesta semana. Finalmente, sistematize as suas aprendizagens no Portfólio da disciplina, respondendo ao questionamento proposto.
1. História do pensamento evolutivo
Alessandra Bizerra, Hamilton Haddad e Suzana Ursi
2. Ideias atuais - adaptação e seleção natural: abordagem molecular
Poliana C. M. Martins, Pércia P. Barbosa e Luís Carlos Saito
5. História do pensamento evolutivo: Antiguidade
6. História do pensamento evolutivo: antes de Darwin
7. História do pensamento evolutivo: as ideias de Darwin e Wallace
8. Ideias atuais - Adaptação e Seleção Natural: abordagem molecular
Responda à atividade proposta para esta semana no Portfólio de Biologia Geral, de acordo com as temáticas de estudo desta semana.
5. História do pensamento evolutivo: Antiguidade
6. História do pensamento evolutivo: antes de Darwin
7. História do pensamento evolutivo: as ideias de Darwin e Wallace
8. Ideias atuais - Adaptação e Seleção Natural: abordagem molecular
5. História do pensamento evolutivo: Antiguidade
6. História do pensamento evolutivo: antes de Darwin
7. História do pensamento evolutivo: as ideias de Darwin e Wallace
8. Ideias atuais - Adaptação e Seleção Natural: abordagem molecular
1. Introdução. A importância da história da ciência na educação científica
Maria Elice Brzezinski Prestes e Ana Maria de Andrade Caldeira
2. História e Filosofia da Biologia como ferramenta no Ensino de Evolução na formação inicial de professores de Biologia
André Luis Corrêa, Elaine Nicolini Nabuco de Araujo, Fernanda Aparecida Meglhioratti e Ana Maria de Andrade Caldeira
3. A herança de caracteres adquiridos nas teorias “evolutivas” do século XIX, duas possibilidades: Lamark e Darwin
Lilian Al-Chueyr Pereira Martins
4. Bases Moleculares da Hereditariedade
João Paulo Gomes Viana
Acesse os materiais compostos pelos seguintes recursos educacionais:
Lembre-se de compilar no Portfólio da disciplina o significado que atribui aos conteúdos abordados nas videoaulas e materiais didáticos desta semana.
5. Limites (parte 2)
6. O conceito de derivada
7. Reta tangente
8. Regras de derivação (parte 1)
Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professor assistente MS-3 da Universidade de São Paulo. Trabalhou por muitos anos com Educação de crianças e adolescentes nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. Suas áreas de interesse são: Geometria e Topologia,Sistemas Dinâmicos e Aplicações e História da Matemática. Possui grande experiência na área de Administração Acadêmica, tendo exercido cargos de representação em órgãos colegiados, Presidência da Comissão de Graduação do Instituto de Matemática da USP e foi assessor na Pró-Reitoria de Graduação da USP entre os anos de 1998 e 2002. É empresário da área de Educação com experiência em Adminstração Escolar. Atualmente é Assessor de Relações Internacionais na USP e Diretor do Centro Interunidade de História da Ciência da USP.
5. Limites (parte 2)
6. O conceito de derivada
7. Reta tangente
8. Regras de derivação (parte 1)
Possui graduação em Bacharelado Em Ciências com Habilitação Em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (1983), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Topologia Algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, jogos, aprendizagem, coincidence theory e revestimento ramificado.
5. Limites (parte 2)
6. O conceito de derivada
7. Reta tangente
8. Regras de derivação (parte 1)
5. Limites (parte 2)
6. O conceito de derivada
7. Reta tangente
8. Regras de derivação (parte 1)
Conceito de derivada como limite da razão incremental. Interpretação como taxa de variação. Exemplos introdutórios.
5. Limites (parte 2)
6. O conceito de derivada
7. Reta tangente
8. Regras de derivação (parte 1)
Apresentar o significado geométrico do conceito de derivada. Determinação da reta tangente ao gráfico de uma função num ponto. Aproximação linear de uma função.
5. Limites (parte 2)
6. O conceito de derivada
7. Reta tangente
8. Regras de derivação (parte 1)
Apresentação das regras básicas de derivação e as derivadas das principais funções elementares. Aplicações.
5. Limites (parte 2)
6. O conceito de derivada
7. Reta tangente
8. Regras de derivação (parte 1)
Acesse os textos-base e os slides das videoaulas disponibilizados pelos professores da disciplina pois aprofundam os temas trabalhados nas videoaulas.
Leia os Textos-base da Semana 2, indicados pelos professores da disciplina.
Caso queira, acesse o Livro-base completo de Cálculo I.
5. Limites (parte 2)
6. O conceito de derivada
7. Reta tangente
8. Regras de derivação (parte 1)
Resolva os Exercícios da Semana 2 e encaminhe a resolução pelo Portfólio da disciplina segundo prazo estabelecido no cronograma do curso.
5. Limites (parte 2)
6. O conceito de derivada
7. Reta tangente
8. Regras de derivação (parte 1)
1. Slides da Videoaula 5
Cláudio Possani
2. Slides da Videoaula 6
Cláudio Possani
3. Slides da Videoaula 7
Cláudio Possani
4. Slides da Videoaula 8
Pedro Luiz Fagundes
5. Limites (parte 2)
6. O conceito de derivada
7. Reta tangente
8. Regras de derivação (parte 1)
1. Fatoração
Cláudio Possani
2. Trigonometria
Cláudio Possani
Com os estudos desta semana você conhecerá os marcos, legislações e práticas em processos de avaliação. Acesse os seguintes recursos educacionais:
Não se esqueça sistematizar as suas aprendizagens no Portfólio da disciplina referente à semana 2.
3. Avaliação da aprendizagem
4. Concepções e práticas avaliativas
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1975), mestrado em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora colaboradora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política, Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: politica educacional, avaliação educacional, avaliação escolar e ensino.
3. Avaliação da aprendizagem
4. Concepções e práticas avaliativas
Apresentar retrospectiva histórica dos principais marcos interpretativos presentes nos estudos sobre avaliação da aprendizagem, relacionando-os com prescrições presentes na legislação educacional.
3. Avaliação da aprendizagem
4. Concepções e práticas avaliativas
Analisar concepções e práticas avaliativas, dominantes em contextos escolares, com vistas a apreciar suas implicações para os processos de ensino e de aprendizagem.
3. Avaliação da aprendizagem
4. Concepções e práticas avaliativas
Veja a seguir os textos-base compartilhados pela professora Dra. Sandra Zákia Sousa. Não se esqueça de trabalhar na composição do portfólio desta semana. Bons estudos!
1. Avaliação da Aprendizagem: Teoria, Legislação e Prática no Cotidiano de Escolas de 1° Grau
Sandra Maria Zákia Lian Sousa
2. Avaliação da aprendizagem nas pesquisas no Brasil de 1930 a 1980
Sandra Zákia Sousa
3. Avaliação da aprendizagem
4. Concepções e práticas avaliativas
No Portfólio de Processos de Avaliação incluir sua compreensão dos temas abordados nas videoaulas e materiais didáticos, seguindo as instruções e prazos disponíveis no AVA.
3. Avaliação da aprendizagem
4. Concepções e práticas avaliativas
1. Concepções sobre a Avaliação Escolar
Mary Stela Ferreira Chueri
Confira a seguir os materiais disponíveis para estudos na segunda semana de atividades da disciplina. Bom trabalho!
Lembre-se que é necessário postar a resolução das atividades de Inglês IIIb no Portfólio da disciplina.
2. Listening to an Opening Talk
Cursando doutorado em Linguística Aplicada pela PUC-SP, na Área de Tecnologia e Educação (Letramento Digital de professores de Línguas), mestre em Linguística Aplicada e especialista em Magistério do Ensino Superior pela PUC-SP, graduada em Letras (Licenciatura Plena Português-Inglês), Tradução e Interpretação (Português-Inglês) e Pedagogia. Atualmente, é Coordenadora de Inglês na Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp, Consultora do Departamento de Educação do Conselho Britânico de São Paulo, membro do Grupo de Pesquisa GEALIN (PUC-SP). É professora de língua Inglesa na FATEC Ipiranga e co-fundadora da startup (In)formação LAB, uma empresa dedicada ao letramento digital de professores, pais e alunos. Foi Coordenadora do Projeto de Língua Inglesa e de Intercâmbio Cultural das FATECs do Estado de São Paulo. Possui experiência em design de cursos e materiais didáticos para o ensino de Inglês a distância, em publicações na área de linguística aplicada e tecnologia, em organização de congressos nacionais e internacionais e palestras.
2. Listening to an Opening Talk
Mestranda em Linguística Aplicada pela PUCSP na área de Linguagem, Educação e Tecnologia. Graduada em Design pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN), atua como designer educacional e professora de Inglês para Fins Específicos. É membro do grupo de pesquisa Gealin ? Abordagem Instrumental e Ensino-aprendizagem de Línguas em Contextos Diversos, da PUC-SP, e assistente editorial da Revista Acadêmica the ESPecialist, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Possui experiência em design de cursos e materiais educacionais nos contextos presencial e digital, ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos, formação de professores, tradução, organização de congressos, letramento digital e integracao de novas tecnologias para fins educacionais.
2. Listening to an Opening Talk
Ao final da Aula 2, esperamos que você consiga:
a. conhecer mais sobre o conceito de “active listening”;
b. reconhecer algumas características da linguagem corporal que nos ajudam na construção de significados;
c. identificar os tipos de listening;
d. praticar a compreensão em uma palestra de abertura.
2. Listening to an Opening Talk
Nesta semana você aprenderá algumas técnicas para compreender palestras de abertura no idioma inglês. A seguir você encontra o percurso da semana e o material-base da disciplina Inglês IIIb.
Percurso da semana 2
Você irá embarcar em uma viagem, mas quem escolhe os caminhos é você! Acesse o Percurso da Semana 2, que contém uma organização alternativa para o acesso aos conteúdos de Inglês IIIb.
2. Listening to an Opening Talk
Acesse o texto base de Inglês IIIb no formato de sua preferência:
Texto-base - Listening to an Opening Talk
Simone Telles Martins Ramos
Texto-base interativo - Listening to an Opening Talk
Simone Telles Martins Ramos
2. Listening to an Opening Talk
Responda às atividades do texto base desta semana que ajudam na compreensão dos temas abordados nos conteúdos da disciplina.
2. Listening to an Opening Talk
Responda às questões da atividade de Portfólio da semana 2 e encaminhe a resolução pelo Portfólio de Inglês IIIb.
Como sabe, a elaboração do Portfólio é fundamental neste curso. Sendo assim, programe-se para sistematizar as suas aprendizagens dos conteúdos da semana 2 neste espaço, segundo no prazo estabelecido no cronograma do curso. Ao elaborar o Portfólio, você estará consolidando as suas aprendizagens.
Além disso, envolva-se no desenvolvimente de mais uma etapa do Projeto Integrador e solicite o auxílio de seu mediador quando for necessário. O Projeto Integrador é uma importante atividade que visa aliar o conhecimento teórico com atividades práticas.
Tenha uma semana de muitos estudos e aprendizados!
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