Como sabe, este roteiro pode ser usado para que acesse os materiais didáticos das disciplinas e do projeto integrador de forma linear.
Cada disciplina conta com os seguintes recursos educacionais:
O Cronograma do Bimestre 6 contém informações importantes que o ajudarão na organização de suas atividades acadêmicas durante esta semana. Leia, também, as Orientações Gerais para participação e avaliação do sexto bimestre. Bons estudos!
O objetivo desta semana é:
Acesse o documento Orientações Gerais sobre o Projeto Integrador do Bimestre 6 sempre que necessário.
O espaço do Projeto Integrador no AVA deve ser usado pelo grupo para trabalhar colaborativamente no desenvolvimento do projeto.
Acesse os conteúdos que estão organizados por meio dos seguintes recursos didáticos:
Lembre-se de sistematizar no Portfólio da disciplina aquilo que aprendeu nas videoaulas e nos materiais didáticos desta semana.
9. Histórico da classificação Biológica
10. Principios de sistemática filogenética
11. Evolução dos eucariontes amebozoa e rhizaria
12. Alveolados
Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1977), graduação em Licenciatura Em Ciências pela Universidade de São Paulo (1977), graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor doutor - Departamento de Zoologia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: sistematica, biologia geral, bivalves, ensino de segundo grau e ensino médio.
9. Histórico da classificação Biológica
10. Principios de sistemática filogenética
11. Evolução dos eucariontes amebozoa e rhizaria
12. Alveolados
Iniciamos a aula com aspectos sobre a importância de classificar a Biodiversidade. São apresentadas, de forma introdutória, algumas pinceladas históricas sobre o desenvolvimento dos sistemas de classificação, passando pelas ideias e principais contribuições de grandes estudiosos da área: Aristóteles, Lineu, Haeckel, Whittaker, Woese e Baldauf.
9. Histórico da classificação Biológica
10. Principios de sistemática filogenética
11. Evolução dos eucariontes amebozoa e rhizaria
12. Alveolados
A aula foca a sistemática filogenética. Destacam-se os processos evolutivos de anagênese e cladogênese. Discutimos ainda a determinação de condições ancestrais (plesiomosfia) e devivadas (apomorfia), bem como validação de grupos. A aula é finalizada com um exemplo detalhado de construção de cladograma simples.
9. Histórico da classificação Biológica
10. Principios de sistemática filogenética
11. Evolução dos eucariontes amebozoa e rhizaria
12. Alveolados
A aula aborda a evolução das células procariontes e eucariontes, abordando a hipótese da endossinbiose. Passa-se a uma introdução à diversidade dos eucariontes, abordando os grupos Amebozoa e Rhizaria.
9. Histórico da classificação Biológica
10. Principios de sistemática filogenética
11. Evolução dos eucariontes amebozoa e rhizaria
12. Alveolados
A hipótese da endossinbiose é abordada mais profundamente, explorando-se o evento primário e secundário. Aborda-se, assim, a arigem das mitocôndrias e dos diferentes tipos de cloroplastos. Passa-se a uma introdução à diversidade de diferentes linhagens de Alveolados.
9. Histórico da classificação Biológica
10. Principios de sistemática filogenética
11. Evolução dos eucariontes amebozoa e rhizaria
12. Alveolados
Nessa semana, você aprofundará seus conhecimentos em Biologia Geral. Verifique os textos-base e os materiais de apoio que indicados para complementar seus estudos. Lembre-se que também é preciso trabalhar na resolução da atividade de Portfólio da disciplina.
1. Histórico da classificação biológica
Suzana Ursi e Sônia Lopes
9. Histórico da classificação Biológica
10. Principios de sistemática filogenética
11. Evolução dos eucariontes amebozoa e rhizaria
12. Alveolados
2. Sistemática Filogenética
Suzana Ursi e Sônia Lopes
3. Evolução dos eucariontes e estudo dos Amebozoa e Rhizaria
Sônia Lopes
4. Alveolados
Sonia Lopes
9. Histórico da classificação Biológica
10. Principios de sistemática filogenética
11. Evolução dos eucariontes amebozoa e rhizaria
12. Alveolados
1. Slides da videoaula 9
Profa. Dra. Sônia Lopes
2. Slides da videoaula 10
Profa. Dra. Sônia Lopes
3. Slides da videoaula 11
Profa. Dra. Sônia Lopes
4. Slides da videoaula 12
Profa. Dra. Sônia Lopes
9. Histórico da classificação Biológica
10. Principios de sistemática filogenética
11. Evolução dos eucariontes amebozoa e rhizaria
12. Alveolados
Reúna no Portfólio de Biologia Geral as respostas às Atividade de Portfólio para esta semana, que visam aprofundar suas compreensões sobre as videoaulas e sobre os materiais desta semana.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio de Biologia Geral - Semana 1.
9. Histórico da classificação Biológica
10. Principios de sistemática filogenética
11. Evolução dos eucariontes amebozoa e rhizaria
12. Alveolados
1. A Vida das Amebas - Versão Oficial
Departamento de Zoologia IBUSP
2. A Vida dos Ciliados - Versão Oficial
Departamento de Zoologia IBUSP
Além disso, falaremos de derivadas de ordem maior e regra da cadeia. Acesse os recursos educacionais disponíveis a seguir:
Não se esqueça de postar o exercício de Portfólio da disciplina dentro do prazo estabelecido pelo cronograma do curso.
9. Regras de derivação (parte 2)
10. Aplicações da derivada (taxa de variação)
11. Derivadas de ordem superior
12. Regra da Cadeia
Possui graduação em Bacharelado Em Ciências com Habilitação Em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (1983), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Topologia Algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, jogos, aprendizagem, coincidence theory e revestimento ramificado.
9. Regras de derivação (parte 2)
10. Aplicações da derivada (taxa de variação)
11. Derivadas de ordem superior
12. Regra da Cadeia
Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professor assistente MS-3 da Universidade de São Paulo. Trabalhou por muitos anos com Educação de crianças e adolescentes nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. Suas áreas de interesse são: Geometria e Topologia,Sistemas Dinâmicos e Aplicações e História da Matemática. Possui grande experiência na área de Administração Acadêmica, tendo exercido cargos de representação em órgãos colegiados, Presidência da Comissão de Graduação do Instituto de Matemática da USP e foi assessor na Pró-Reitoria de Graduação da USP entre os anos de 1998 e 2002. É empresário da área de Educação com experiência em Adminstração Escolar. Atualmente é Assessor de Relações Internacionais na USP e Diretor do Centro Interunidade de História da Ciência da USP.
9. Regras de derivação (parte 2)
10. Aplicações da derivada (taxa de variação)
11. Derivadas de ordem superior
12. Regra da Cadeia
Continuação da apresentação das regras básicas de derivação e as derivadas das principais funções elementares. Aplicações.
9. Regras de derivação (parte 2)
10. Aplicações da derivada (taxa de variação)
11. Derivadas de ordem superior
12. Regra da Cadeia
Nesta aula complementaremos o cálculo de derivadas das funções elementares e faremos aplicações a situações problemas significativas.
9. Regras de derivação (parte 2)
10. Aplicações da derivada (taxa de variação)
11. Derivadas de ordem superior
12. Regra da Cadeia
Nesta aula analisaremos a situação em que uma função pode ser derivada repetidas vezes e faremos as primeiras aplicações das derivadas de ordem superior.
9. Regras de derivação (parte 2)
10. Aplicações da derivada (taxa de variação)
11. Derivadas de ordem superior
12. Regra da Cadeia
A Regra da Cadeia é a técnica de derivação de funções compostas. Nesta aula apresentaremos o enunciado do teorema e suas consequências.
9. Regras de derivação (parte 2)
10. Aplicações da derivada (taxa de variação)
11. Derivadas de ordem superior
12. Regra da Cadeia
Acesse o material didático de Cálculo I disponível a seguir e separe tempo para trabalhar na resolução dos exercícios da semana 3. Bons estudos!
Leia os Textos-base da Semana 3, indicados pelos professores da disciplina.
Caso queira, acesse o Livro-base completo de Cálculo I.
9. Regras de derivação (parte 2)
10. Aplicações da derivada (taxa de variação)
11. Derivadas de ordem superior
12. Regra da Cadeia
Resolva os Exercícios da Semana 3 e encaminhe a resolução segundo prazo estabelecido no cronograma do curso.
Atenção: Está disponível o Gabarito dos exercícios de Portfólio de Cálculo I - Semana 1.
9. Regras de derivação (parte 2)
10. Aplicações da derivada (taxa de variação)
11. Derivadas de ordem superior
12. Regra da Cadeia
1. Slides da Videoaula 9
Pedro Luiz Fagundes
2. Slides da Videoaula 10
Pedro Luiz Fagundes
3. Slides da Videoaula 11
Cláudio Possani
4. Slides da Videoaula 12
Cláudio Possani
9. Regras de derivação (parte 2)
10. Aplicações da derivada (taxa de variação)
11. Derivadas de ordem superior
12. Regra da Cadeia
1. Regra da Cadeia
Cláudio Possani
2. L'HÔPITAL
Cláudio Possani
3. Regra da Cadeia Parte II
Cláudio Possani
4. Derivadas de Ordem superior e pontos críticos
Cláudio Possani
Você acompanhará uma discussão sobre tipos de avaliação e práticas de avaliação. Os recursos educacionais preparados pela professora são:
Lembre-se de sistematizar os conhecimentos construídos na semana 3 no Portfólio da disciplina.
5. Tipos e funções da avaliação de aprendizagem
6. Práticas de avaliação: instrumentos
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação (1996), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, Política Educacional e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional, avaliação escolar, formação docente e política educacional. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
5. Tipos e funções da avaliação de aprendizagem
6. Práticas de avaliação: instrumentos
O objetivo dessa aula é discutir as semelhanças e diferenças entre avaliações com propósitos somativos e formativos, e suas implicações para o sucesso ou fracasso dos alunos e para o planejamento dos professores. Trata-se, ainda, dos tipos de avaliação pelo momento em que são praticadas: avaliação diagnóstica, avaliação processual e avaliação final.
5. Tipos e funções da avaliação de aprendizagem
6. Práticas de avaliação: instrumentos
O objetivo dessa aula é discutir instrumentos avaliativos utilizados pelos professores, destacando alguns princípios que devem ser levados em consideração no momento de planejamento da atividade avaliativa. Busca-se subsidiar os graduandos com instrumentos e abordagens avaliativas que poderão ser utilizados em seu cotidiano enquanto docentes da Educação Básica.
5. Tipos e funções da avaliação de aprendizagem
6. Práticas de avaliação: instrumentos
Acesse a seguir os textos-base e textos de apoio que aprofundam os temas abordados nas aulas desta semana. Lembre-se de sistematizar as suas aprendizagens no Portfólio da disciplina.
No Portfólio de Processos de Avaliação, você deve incluir as principais compreensões sobre as videoaulas e sobre os materiais da disciplina disponíveis nesta semana.
5. Tipos e funções da avaliação de aprendizagem
6. Práticas de avaliação: instrumentos
1. Conceitos básicos sobre avaliação da aprendizagem
Antônio Rosado e Catarina Silva
2. Instrumentos de avaliação: as questões constantes da prática docente
Léa Depresbitéris
5. Tipos e funções da avaliação de aprendizagem
6. Práticas de avaliação: instrumentos
1. (Livro impresso) - NUHS, Aline C. ; TOMIO, Daniela. A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências. Revista Estudos em Avaliação Educacional, Fundação Carlos Chagas, v. 22, n. 49, 2011, p. 259-283.
2. (Livro impresso) - PERRENOUD, P. Avaliação: Da Excelência à Regulação das Aprendizagens entre duas Lógicas. Porto Alegre: Grupo A (Artmed / Penso). Capítulo: Não mexam na minha avaliação!
3. (Livro impresso) - DEPRESBITERIS, Léa; TAVARES, Marialva R. Diversificar é preciso... Instrumentos e técnicas de avaliação de aprendizagem. São Paulo: Editora Senac, 2009.
Veja a seguir o tema da aula desta semana e acesse os recursos didáticos disponíveis:
É necessário postar a resolução das atividades de Inglês IIIb no Portfólio da disciplina.
3. Attending a Poster Session
Cursando doutorado em Linguística Aplicada pela PUC-SP, na Área de Tecnologia e Educação (Letramento Digital de professores de Línguas), mestre em Linguística Aplicada e especialista em Magistério do Ensino Superior pela PUC-SP, graduada em Letras (Licenciatura Plena Português-Inglês), Tradução e Interpretação (Português-Inglês) e Pedagogia. Atualmente, é Coordenadora de Inglês na Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp, Consultora do Departamento de Educação do Conselho Britânico de São Paulo, membro do Grupo de Pesquisa GEALIN (PUC-SP). É professora de língua Inglesa na FATEC Ipiranga e co-fundadora da startup (In)formação LAB, uma empresa dedicada ao letramento digital de professores, pais e alunos. Foi Coordenadora do Projeto de Língua Inglesa e de Intercâmbio Cultural das FATECs do Estado de São Paulo. Possui experiência em design de cursos e materiais didáticos para o ensino de Inglês a distância, em publicações na área de linguística aplicada e tecnologia, em organização de congressos nacionais e internacionais e palestras.
3. Attending a Poster Session
Mestranda em Linguística Aplicada pela PUCSP na área de Linguagem, Educação e Tecnologia. Graduada em Design pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN), atua como designer educacional e professora de Inglês para Fins Específicos. É membro do grupo de pesquisa Gealin ? Abordagem Instrumental e Ensino-aprendizagem de Línguas em Contextos Diversos, da PUC-SP, e assistente editorial da Revista Acadêmica the ESPecialist, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Possui experiência em design de cursos e materiais educacionais nos contextos presencial e digital, ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos, formação de professores, tradução, organização de congressos, letramento digital e integracao de novas tecnologias para fins educacionais.
3. Attending a Poster Session
Ao final da Aula 3, esperamos que você consiga:
a. entender as características de uma poster session;
b. ler um poster;
c. ampliar o vocabulário relativo a gráficos e quadros.
3. Attending a Poster Session
A seguir você encontra o percurso da terceira semana e o material base da disciplina Inglês IIIb. Nesta semana você aprenderá a ler um pôster e ampliará seu vocabulário em relação a gráficos e quadros demonstrativos.
Percurso da semana 3
Você irá embarcar em uma viagem, mas quem escolhe os caminhos é você! Acesse o Percurso da Semana 3 que contém uma organização alternativa para o acesso aos conteúdos de Inglês IIIb.
3. Attending a Poster Session
A seguir você pode acessar o texto base de Inglês IIIb no formato de sua preferência:
Texto-base - Attending a Poster Session
Simone Telles Martins Ramos e Fernanda Katherine Asega
Texto-base interativo - Attending a Poster Session
Simone Telles Martins Ramos e Fernanda Katherine Asega
3. Attending a Poster Session
Responda às atividades do texto base desta semana que ajudam na compreensão dos temas abordados nos conteúdos da disciplina.
3. Attending a Poster Session
Responda às questões da atividade de Portfólio desta semana e encaminhe a resolução pelo Portfólio de Inglês IIIb.
Ao longo desta organização didática, você acompanhou os conteúdos da semana 3, apresentados de maneira linear.
Durante esta semana, separe um tempo para trabalhar individualmente no Portfólio de cada disciplina. Lembre-se de ficar atento aos prazos de entrega das atividades previstos no Cronograma do bimestre 6.
Além disso, trabalhe com seu grupo em mais uma etapa do Projeto Integrador sempre contando com o apoio do mediador no desenvolvimento do trabalho colaborativo.
Desejamos que tenha uma semana muito produtiva.
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