Nesta sexta semana, utilize este roteiro para organizar os seus estudos e atividades, otimizando o seu tempo.
A seguir, estão disponíveis os recursos educacionais de cada disciplina que você está cursando no bimestre:
Além disso, você irá trabalhar colaborativamente nas últimas etapas do projeto integrador.
Acesse o Cronograma do Bimestre 6, onde encontra dados sobre as atividades do curso. Leia, também, as Orientações Gerais para participação e avaliação do sexto bimestre. Vamos ao trabalho?
Aproveite esta semana para aperfeiçoar o seu protótipo final, tendo em vista o seguinte objetivo:
Acesse o documento Orientações Gerais sobre o Projeto Integrador do Bimestre 6 sempre que necessário.
O espaço do Projeto Integrador no AVA contêm os recursos tecnológicos que auxiliarão você e seu grupo no desenvolvimento do projeto.
Veja a seguir os recursos didáticos disponíveis para o seu estudo e aprendizado:
Lembre-se de completar o Portfólio da disciplina com o que compreendeu do material didático desta semana. Não deixe tudo para a última semana!
21. Níveis de organização dos seres vivos: os antigos e os modernos
22. Níveis de organização dos seres vivos: a teoria celular
23. Níveis de organização dos seres vivos: integração e homeostase
24. Níveis de organização dos seres vivos: origem e função dos sistemas fisiológicos
Possui graduação em Filosofia (2008) e em Farmácia-Bioquímica (2003) pela Universidade de São Paulo, mestrado (2003) e doutorado (2008) em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurociências e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Fisiologia; Neurociência Cognitiva; Ensino-Aprendizagem; História e Filosofia das Neurociências.
21. Níveis de organização dos seres vivos: os antigos e os modernos
22. Níveis de organização dos seres vivos: a teoria celular
23. Níveis de organização dos seres vivos: integração e homeostase
24. Níveis de organização dos seres vivos: origem e função dos sistemas fisiológicos
Esta aula tem os seguintes objetivos:
- Introduzir a importância do uso da história e da filosofia da ciência como ferramenta no ensino.
- Discutir os conceitos de physis e arché entre os primeiros pensadores ocidentais como início da investigação sobre a matéria.
- Ressaltar alguns aspectos da medicina grega, sobretudo a teoria hipocrática.
- Introduzir brevemente a teoria aristotélica sobre a organização da matéria e sua relação com os atomistas gregos.
- Comparar o atomismo antigo e o moderno.
- Apontar a importância da revolução científica nas origens do pensamento materialista e mecanicista moderno.
21. Níveis de organização dos seres vivos: os antigos e os modernos
22. Níveis de organização dos seres vivos: a teoria celular
23. Níveis de organização dos seres vivos: integração e homeostase
24. Níveis de organização dos seres vivos: origem e função dos sistemas fisiológicos
A presente vídeoaula pretende atingir aos seguintes objetivos:
- Apresentar a microscopia como um dos frutos da revolução científica.
- Comentar as observação de Hooke sobre a cortiça e a introdução do termo célula.
- Discutir o desenvolvimento da teoria celular, culminando nos trabalhos de Schleiden en Schwann.
- Comparar brevemente as células eucariontes animais e vegetais e apontar as funções das principais organelas celulares.
- Discutir a importância dos diversos tipos celulares no funcionamento dos animais.
21. Níveis de organização dos seres vivos: os antigos e os modernos
22. Níveis de organização dos seres vivos: a teoria celular
23. Níveis de organização dos seres vivos: integração e homeostase
24. Níveis de organização dos seres vivos: origem e função dos sistemas fisiológicos
Esta vídeoaula apresenta os seguintes tópicos:
- Retomar brevemente as teorias sobre a origem da vida e de organismos multicelulares.
- Discutir o conceito de meio interno de Claude Bernard, e sua importância para a compressão da fisiologia moderna.
- Apresentar os principais compartimentos aquosos do corpo humano.
- Introduzir a origem do conceito de homeostase, proposto por Walter Cannon, e analisar sua importância para a fisiologia.
- Discutir, a partir de alguns exemplos do corpo humano, os mecanismos de retroalimentação negativa subjacentes à manutenção da homeostase.
21. Níveis de organização dos seres vivos: os antigos e os modernos
22. Níveis de organização dos seres vivos: a teoria celular
23. Níveis de organização dos seres vivos: integração e homeostase
24. Níveis de organização dos seres vivos: origem e função dos sistemas fisiológicos
A presente vídeoaula pretende atingir aos seguintes objetivos:
- Discutir a origem e função dos principais sistemas fisiológicos do corpo humano e sua participação na manutenção da homeostase.
- Problematizar a razão superfície/volume em organismos “grandes”, como o humano.
- Apresentar a difusão como um processo probabilístico, e ressaltar suas limitações como uma importante pressão seletiva para o surgimento de alguns sistemas fisiológicos humanos.
- Discutir brevemente a relação entre forma e função em alguns sistemas fisiológicos.
- Apresentar brevemente os sistemas endócrino e nervoso como os dois grandes sistemas de controle fisiológico.
21. Níveis de organização dos seres vivos: os antigos e os modernos
22. Níveis de organização dos seres vivos: a teoria celular
23. Níveis de organização dos seres vivos: integração e homeostase
24. Níveis de organização dos seres vivos: origem e função dos sistemas fisiológicos
Acesse, a seguir, os recursos educacionais que visam aprofundar os conteúdos trabalhados nas vídeoaulas desta semana. Além disso, lembre-se de sistematizar as suas aprendizagens no Portfólio da disciplina.
21. Níveis de organização dos seres vivos: os antigos e os modernos
22. Níveis de organização dos seres vivos: a teoria celular
23. Níveis de organização dos seres vivos: integração e homeostase
24. Níveis de organização dos seres vivos: origem e função dos sistemas fisiológicos
Nesta sexta semana responda as atividades propostas pelo professor da disciplina no Portfólio de Biologia Geral.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio de Biologia Geral - Semana 4.
21. Níveis de organização dos seres vivos: os antigos e os modernos
22. Níveis de organização dos seres vivos: a teoria celular
23. Níveis de organização dos seres vivos: integração e homeostase
24. Níveis de organização dos seres vivos: origem e função dos sistemas fisiológicos
21. Níveis de organização dos seres vivos: os antigos e os modernos
22. Níveis de organização dos seres vivos: a teoria celular
23. Níveis de organização dos seres vivos: integração e homeostase
24. Níveis de organização dos seres vivos: origem e função dos sistemas fisiológicos
Veja a seguir os recursos pedagógicos que você deve acessar:
Atenção! Semanalmente, resolva os exercícios propostos pelo professor da disciplina para o Portfólio. Bons estudos!
21. Teorema Fundamental do Cálculo
22. Aplicações
23. Técnicas de Primitivação (parte 1)
24. Técnicas de Primitivação (parte 2)
Possui graduação em Bacharelado Em Ciências com Habilitação Em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (1983), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Topologia Algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, jogos, aprendizagem, coincidence theory e revestimento ramificado.
21. Teorema Fundamental do Cálculo
22. Aplicações
23. Técnicas de Primitivação (parte 1)
24. Técnicas de Primitivação (parte 2)
Nesta aula apresentaremos a definição de integral definida, motivada pelo cálculo de áreas, e o Teorema Fundamental do Cálculo, que relaciona o cálculo de uma integral definida com o conceito de primitiva de uma função.
21. Teorema Fundamental do Cálculo
22. Aplicações
23. Técnicas de Primitivação (parte 1)
24. Técnicas de Primitivação (parte 2)
21. Teorema Fundamental do Cálculo
22. Aplicações
23. Técnicas de Primitivação (parte 1)
24. Técnicas de Primitivação (parte 2)
21. Teorema Fundamental do Cálculo
22. Aplicações
23. Técnicas de Primitivação (parte 1)
24. Técnicas de Primitivação (parte 2)
21. Teorema Fundamental do Cálculo
22. Aplicações
23. Técnicas de Primitivação (parte 1)
24. Técnicas de Primitivação (parte 2)
A seguir você pode acessar o material didático disponibilizado pelos professores de Cálculo I. Lembre-se de separar um tempo para trabalhar na resolução dos exercícios da lista da semana 6. Vamos ao trabalho?
Leia os Textos-base da Semana 6, indicados pelos professores da disciplina.
Caso queira, acesse o Livro-base completo de Cálculo I.
21. Teorema Fundamental do Cálculo
22. Aplicações
23. Técnicas de Primitivação (parte 1)
24. Técnicas de Primitivação (parte 2)
Resolva os Exercícios da Semana 6 e encaminhe as resoluções segundo prazo estabelecido no cronograma do curso.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio da semana 4.
21. Teorema Fundamental do Cálculo
22. Aplicações
23. Técnicas de Primitivação (parte 1)
24. Técnicas de Primitivação (parte 2)
21. Teorema Fundamental do Cálculo
22. Aplicações
23. Técnicas de Primitivação (parte 1)
24. Técnicas de Primitivação (parte 2)
1. Áreas - Parte I
Claudio Possani
2. Áreas - Parte II
Claudio Possani
Acompanhe, a seguir, os temas das videoaulas desta semana:
Não se esqueça de responder à atividade de Portfólio preparada pelos professores da disciplina da semana.
11. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 1)
12. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 2)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é pesquisador da Fundação Carlos Chagas, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e membro do Comitê Editorial da Revista Estudos em Avaliação Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, avaliação de cursos, avaliação institucional, educação infantil e ensino fundamental.
11. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 1)
12. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 2)
O objetivo central destas duas aulas é o de aproximar os graduandos das diferentes fontes de informação educacionais existentes, não só daquelas diretamente vinculadas às avaliações externas, mas das demais informações disponíveis (taxa de distorção idade-série; taxa de rendimento, nível socioeconômico etc).
11. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 1)
12. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 2)
O objetivo central destas duas aulas é o de aproximar os graduandos das diferentes fontes de informação educacionais existentes, não só daquelas diretamente vinculadas às avaliações externas, mas das demais informaçõesdisponíveis (taxa de distorção idade-série; taxa de rendimento, nível socioeconômico etc).
11. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 1)
12. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 2)
A seguir, você pode acessar os textos e vídeos selecionados pelo professor Nélson Simão Gimenes para aprofundar os temas discutidos nas vídeoaulas desta semana. Também é importante que realize a atividade de portfólio.
11. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 1)
12. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 2)
Sistematize as suas aprendizagens sobre indicadores educacionais no Portfólio de Processos de Avaliação da semana 6. Bom trabalho!
11. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 1)
12. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 2)
Os recursos educacionais preparados pelas professoras da disciplina são:
Não se esqueça de responder às questões propostas na atividade de Portfólio de Inglês IIIb da semana 6.
6. Preparing an Oral Presentation
Cursando doutorado em Linguística Aplicada pela PUC-SP, na Área de Tecnologia e Educação (Letramento Digital de professores de Línguas), mestre em Linguística Aplicada e especialista em Magistério do Ensino Superior pela PUC-SP, graduada em Letras (Licenciatura Plena Português-Inglês), Tradução e Interpretação (Português-Inglês) e Pedagogia. Atualmente, é Coordenadora de Inglês na Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp, Consultora do Departamento de Educação do Conselho Britânico de São Paulo, membro do Grupo de Pesquisa GEALIN (PUC-SP). É professora de língua Inglesa na FATEC Ipiranga e co-fundadora da startup (In)formação LAB, uma empresa dedicada ao letramento digital de professores, pais e alunos. Foi Coordenadora do Projeto de Língua Inglesa e de Intercâmbio Cultural das FATECs do Estado de São Paulo. Possui experiência em design de cursos e materiais didáticos para o ensino de Inglês a distância, em publicações na área de linguística aplicada e tecnologia, em organização de congressos nacionais e internacionais e palestras.
6. Preparing an Oral Presentation
Mestranda em Linguística Aplicada pela PUCSP na área de Linguagem, Educação e Tecnologia. Graduada em Design pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN), atua como designer educacional e professora de Inglês para Fins Específicos. É membro do grupo de pesquisa Gealin ? Abordagem Instrumental e Ensino-aprendizagem de Línguas em Contextos Diversos, da PUC-SP, e assistente editorial da Revista Acadêmica the ESPecialist, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Possui experiência em design de cursos e materiais educacionais nos contextos presencial e digital, ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos, formação de professores, tradução, organização de congressos, letramento digital e integracao de novas tecnologias para fins educacionais.
6. Preparing an Oral Presentation
Ao final da Aula 6, esperamos que você:
6. Preparing an Oral Presentation
A seguir você encontra o percurso das sexta semana e o material base da disciplina Inglês IIIb. Com o conteúdo didático desta semana você aprenderá verá uma introdução sobre como realizar uma apresentação oral em inglês.
Percurso da semana 6
Você irá embarcar em uma viagem, mas quem escolhe os caminhos é você! Acesse o Percurso da Semana 6 que contém uma organização alternativa para o acesso aos conteúdos de Inglês IIIb.
6. Preparing an Oral Presentation
A seguir você pode acessar o texto base de Inglês IIIb no formato de sua preferência:
Texto-base - Preparing an Oral Presentation
Simone Telles Martins Ramos e Fernanda Katherine Asega
Texto-base interativo - Preparing an Oral Presentation
Simone Telles Martins Ramos e Fernanda Katherine Asega
6. Preparing an Oral Presentation
Responda às atividades do texto base da quinta semana que ajudam na compreensão dos temas abordados nos conteúdos da disciplina.
6. Preparing an Oral Presentation
Responda às questões da atividade de Portfólio desta semana e encaminhe a resolução pelo Portfólio de Inglês IIIb.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio de Inglês IIIb - Semana 4.
Estamos quase finalizando o sexto bimestre do curso! Continue empenhado em seus estudos!
Com mais um bimestre a ponto de ser finalizado, o Projeto Integrador deve entrar em sua fase final com a consolidação do protótipo e a elaboração do relatório final. Sendo assim, trabalhe com seu grupo para concluir mais esta etapa da melhor maneira possível.
Além disso, procure organizar o seu Portfólio individual semanalmente. Isso irá ajudá-lo no estudo dos temas que irão compor as provas presenciais.
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