Acompanhe os recursos didáticos das disciplinas que você está cursando neste bimestre, organizados aqui para ajudá-lo em seus estudos e atividades.
São eles:
Acesse o Cronograma do Bimestre 6, onde encontra dados sobre as atividades do curso. Leia, também, as Orientações Gerais para participação e avaliação do sexto bimestre. Vamos ao trabalho?
Aproveite esta última semana para terminar o relatório final e atender ao seguinte objetivo:
Acesse o documento Orientações Gerais sobre o Projeto Integrador do Bimestre 6 sempre que necessário.
O espaço do Projeto Integrador no AVA contêm os recursos tecnológicos que auxiliarão você e seu grupo no desenvolvimento do projeto.
Verifique os temas selecionados para estudo nesta semana:
Nesta semana, você deve finalizar o Portfólio da disciplina. Para isso, escreva no portfólio o que aprendeu com o conteúdo didático desta semana.
25. Organismos, fatores limitantes e nicho ecológico
26. Populações e comunidades
27. Ecossistemas
28. Causas e mitigação de impactos ecológicos
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1983) e mestrado (1991) e doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (1997). Atua como professor doutor do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, tendo ocupado o cargo de chefe de departamento entre junho de 2013 a junho de 2015. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase na comunidade de Invertebrados bentônicos, atuando também em projetos que tratam do envolvimento da população local com os corpos d'água e com as políticas públicas voltadas aos ambientes aquáticos.
25. Organismos, fatores limitantes e nicho ecológico
26. Populações e comunidades
27. Ecossistemas
28. Causas e mitigação de impactos ecológicos
Nesta aula, introduzimos a Ciência Ecologia e focamos no nível de organização organismo. Tratamos dos conceitos de fator limitante e nicho ecológico, relacionado a tal nível de organização.
25. Organismos, fatores limitantes e nicho ecológico
26. Populações e comunidades
27. Ecossistemas
28. Causas e mitigação de impactos ecológicos
População e comunidade são so dois níveis de organização abordados na presente aula. Quanto ao primeiro, estudamos seus atributos principais, bem como modelos de desenvolvimento populacional. Já quanto à comunidade, também focaremos seus principais atributos. Além disso, estudaremos diferentes tipos de relações ecológicas interespecíficas.
25. Organismos, fatores limitantes e nicho ecológico
26. Populações e comunidades
27. Ecossistemas
28. Causas e mitigação de impactos ecológicos
A presente aula é voltada ao estudo do nível de organização ecossistema. Estudamos sua definição e alguns atributos importante. Focamos na questão do fluxo de energia, bem como das cadeias e teias alementares e níveis tróficos.
25. Organismos, fatores limitantes e nicho ecológico
26. Populações e comunidades
27. Ecossistemas
28. Causas e mitigação de impactos ecológicos
Na última aula de nossa disciplina, estudamos um dos temas mais atuais e que merece profundas reflexões, os impactos ecológicos antrópicos, suas causa e formas de mitigação. Abordamos: aquecimento global, diminuição na camada de ozônio e degradação da qualidade da água.
25. Organismos, fatores limitantes e nicho ecológico
26. Populações e comunidades
27. Ecossistemas
28. Causas e mitigação de impactos ecológicos
Acompanhe, a seguir, os textos-base e vídeos de apoio que irão ajudá-lo a aprofundar os conhecimentos sobre os conteúdos apresentados nas últimas videoaulas da disciplina de Biologia Geral. Além disso, lembre-se de sistematizar suas aprendizagens no portfólio da disciplina. Bons estudos!
25. Organismos, fatores limitantes e nicho ecológico
26. Populações e comunidades
27. Ecossistemas
28. Causas e mitigação de impactos ecológicos
25. Organismos, fatores limitantes e nicho ecológico
26. Populações e comunidades
27. Ecossistemas
28. Causas e mitigação de impactos ecológicos
A proposta para o Portfólio de Biologia Geral é compilar o que aprendeu com o material didático desta semana.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio de Biologia Geral - Semana 5.
25. Organismos, fatores limitantes e nicho ecológico
26. Populações e comunidades
27. Ecossistemas
28. Causas e mitigação de impactos ecológicos
25. Organismos, fatores limitantes e nicho ecológico
26. Populações e comunidades
27. Ecossistemas
28. Causas e mitigação de impactos ecológicos
25. Organismos, fatores limitantes e nicho ecológico
26. Populações e comunidades
27. Ecossistemas
28. Causas e mitigação de impactos ecológicos
25. Organismos, fatores limitantes e nicho ecológico
26. Populações e comunidades
27. Ecossistemas
28. Causas e mitigação de impactos ecológicos
Aqui nestes sites você encontrará informações e propostas para atividades em sala de aula.
Verifique os recursos educacionais selecionados para esta semana:
Nesta semana, finalize o Portfólio desta disciplina, incluindo a sua compreensão sobre o material didático estudado.
25. Exercícios
26. Aplicações
27. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 1)
28. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 2)
Possui graduação em Bacharelado Em Ciências com Habilitação Em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (1983), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Topologia Algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, jogos, aprendizagem, coincidence theory e revestimento ramificado.
25. Exercícios
26. Aplicações
27. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 1)
28. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 2)
Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professor assistente MS-3 da Universidade de São Paulo. Trabalhou por muitos anos com Educação de crianças e adolescentes nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. Suas áreas de interesse são: Geometria e Topologia,Sistemas Dinâmicos e Aplicações e História da Matemática. Possui grande experiência na área de Administração Acadêmica, tendo exercido cargos de representação em órgãos colegiados, Presidência da Comissão de Graduação do Instituto de Matemática da USP e foi assessor na Pró-Reitoria de Graduação da USP entre os anos de 1998 e 2002. É empresário da área de Educação com experiência em Adminstração Escolar. Atualmente é Assessor de Relações Internacionais na USP e Diretor do Centro Interunidade de História da Ciência da USP.
25. Exercícios
26. Aplicações
27. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 1)
28. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 2)
Faremos a complementação do Cálculo de Integrais definidas, resolvendo mais alguns exemplos e aplicações.
25. Exercícios
26. Aplicações
27. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 1)
28. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 2)
25. Exercícios
26. Aplicações
27. Cálculo e Ciências Naturais (parte 1)
28. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 2)
Faremos um fecho do curso de Cálculo revendo os principais conceitos estudados e sua importância para a formação de um profissional na área de Ciências.
25. Exercícios
26. Aplicações
27. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 1)
28. Cálculo e Ciências Naturais (parte 2)
Faremos um fecho do curso de Cálculo revendo os principais conceitos estudados e sua importância para a formação de um profissional na área de Ciências.
25. Exercícios
26. Aplicações
27. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 1)
28. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 2)
Nesta última semana de estudos, acesse o material disponibilizado pelos professores de Cálculo I para o seu estudo. Bom trabalho!
Leia os Textos-base da Semana 7, indicados pelos professores da disciplina.
Caso queira, acesse o Livro-base completo de Cálculo I.
25. Exercícios
26. Aplicações
27. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 1)
28. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 2)
A proposta para o Portfólio de Cálculo I da semana 7 é colocar suas impressões sobre o material didático estudado nesta semana.
Atenção: Está disponível o Gabarito dos exercícios de Portfólio de Cálculo I - Semana 5.
25. Exercícios
26. Aplicações
27. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 1)
28. Cálculo e Ciências Naturais
(parte 2)
Acompanhe os recursos didáticos e separe tempo para estudar os conteúdos apresentados:
Atenção! Coloque no Portfólio da disciplina aquilo que aprendeu sobre o material didático desta semana.
13. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 3)
14. Usos das avaliações externas pelas escolas
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é pesquisador da Fundação Carlos Chagas, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e membro do Comitê Editorial da Revista Estudos em Avaliação Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, avaliação de cursos, avaliação institucional, educação infantil e ensino fundamental.
13. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 3)
14. Usos das avaliações externas pelas escolas
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação (1996), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, Política Educacional e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional, avaliação escolar, formação docente e política educacional. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
13. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 3)
14. Usos das avaliações externas pelas escolas
Nesta aula serão destacados o papel da avaliação externa, bem como a caracterização de alguns dos usos pedagógicos feitos destas avaliações por escolas, de modo a oferecer uma quadro mais abrangente de possibilidades e limites de uso destas informações em âmbito escolar.
13. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 3)
14. Usos das avaliações externas pelas escolas
Essa aula sintetiza os principais temas tratados durante o curso, procurando dar destaque aos limites e possibilidades da avaliação no contexto escolar.
13. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 3)
14. Usos das avaliações externas pelas escolas
Para a última semana de estudo em Processos de Avaliação, os professores da disciplina selecionaram um texto que aprofunda a discussão sobre limites e possibilidades da avaliação escolar. Bom trabalho!
13. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 3)
14. Usos das avaliações externas pelas escolas
Conclua o Portfólio de Processos de Avaliação, sistematizando aquilo que aprendeu a partir dos conteúdos trabalhados na semana 7.
13. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 3)
14. Usos das avaliações externas pelas escolas
13. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 3)
14. Usos das avaliações externas pelas escolas
Os recursos educacionais preparados pelas professoras são:
No Portfólio da disciplina Inglês IIIb, você deve sistematizar aquilo que aprendeu ao acessar os conteúdos trabalhados na semana 7.
7. After conference
Cursando doutorado em Linguística Aplicada pela PUC-SP, na Área de Tecnologia e Educação (Letramento Digital de professores de Línguas), mestre em Linguística Aplicada e especialista em Magistério do Ensino Superior pela PUC-SP, graduada em Letras (Licenciatura Plena Português-Inglês), Tradução e Interpretação (Português-Inglês) e Pedagogia. Atualmente, é Coordenadora de Inglês na Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp, Consultora do Departamento de Educação do Conselho Britânico de São Paulo, membro do Grupo de Pesquisa GEALIN (PUC-SP). É professora de língua Inglesa na FATEC Ipiranga e co-fundadora da startup (In)formação LAB, uma empresa dedicada ao letramento digital de professores, pais e alunos. Foi Coordenadora do Projeto de Língua Inglesa e de Intercâmbio Cultural das FATECs do Estado de São Paulo. Possui experiência em design de cursos e materiais didáticos para o ensino de Inglês a distância, em publicações na área de linguística aplicada e tecnologia, em organização de congressos nacionais e internacionais e palestras.
7. After conference
Mestranda em Linguística Aplicada pela PUCSP na área de Linguagem, Educação e Tecnologia. Graduada em Design pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN), atua como designer educacional e professora de Inglês para Fins Específicos. É membro do grupo de pesquisa Gealin ? Abordagem Instrumental e Ensino-aprendizagem de Línguas em Contextos Diversos, da PUC-SP, e assistente editorial da Revista Acadêmica the ESPecialist, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Possui experiência em design de cursos e materiais educacionais nos contextos presencial e digital, ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos, formação de professores, tradução, organização de congressos, letramento digital e integracao de novas tecnologias para fins educacionais.
7. After conference
Ao final da Aula 7, esperamos que você consiga:
7. After conference
A seguir você encontra o percurso da sétima semana e o material base da disciplina Inglês IIIb. Com o conteúdo didático desta semana você aprenderá em inglês sobre como se portar após um congresso.
Percurso da semana 7
Você irá embarcar em uma viagem, mas quem escolhe os caminhos é você! Acesse o Percurso da Semana 7, que contém uma organização alternativa para o acesso aos conteúdos de Inglês IIIb.
7. After conference
A seguir você pode acessar o texto-base de Inglês IIIb no formato de sua preferência:
Texto-base - After the conference
Simone Telles Martins Ramos e Fernanda Katherine Asega
Texto-base interativo - After the conference
Simone Telles Martins Ramos e Fernanda Katherine Asega
7. After conference
Responda às atividades do texto-base da sétima semana que ajudam na compreensão dos temas abordados nos conteúdos da disciplina.
7. After conference
A Atividade desta semana é sistematizar as suas aprendizagens referentes aos conteúdos da semana 7 e postar no Portfólio de Inglês IIIb.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio de Inglês IIIb - Semana 5.
Parabéns! Você finalizou o sexto bimestre do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da Univesp!
Poste os portfólios de cada disciplina no Ambiente Virtual de Aprendizagem dentro do prazo estabelecido no calendário do Curso. Finalize o relatório do Projeto Integrador do bimestre 6.
Prepare-se para as provas presenciais!
/