Para tanto, dedique-se às atividades, utilizando este roteiro didático que o auxiliará a organizar as suas tarefas acadêmicas. Observe, a seguir, o material didático que estará a sua disposição ao longo desta semana:
Insista na realização de um Projeto Integrador de qualidade. Esta atividade tem o intuito de auxiliá-lo a estabelecer uma relação entre as disciplinas que você está aprendendo e os problemas que você deverá enfrentar na sua práxis profissional
Tenha consciência de que um bom protótipo, ou seja, um protótipo que atenda às necessidades do usuário, deve levar em consideração as informações e os dados que você obteve ao observar e entrevistar o usuário.
É imprescindível que você e seu grupo continuem a desenvolver estudos e pesquisas para aperfeiçoar a compreensão sobre o problema estudado.
O documento Orientações Gerais sobre o Projeto Integrador dos Bimestres 7 e 8 apresenta diretrizes para o grupo de trabalho. Peça o auxílio do seu mediador sempre que sentir necessidade de obter orientações adicionais.
As ferramentas tecnológicas que o grupo tem usado estão disponíveis no espaço do Projeto Integrador do AVA.
Este é o tema geral das aulas da semana. Verifique os recursos didáticos que o docente optou por compartilhar nesta quinta semana de atividades:
17. Reações reversíveis e irreversíveis
18. Equilíbrio químico
19. Constantes de equilíbrio
20. Equilíbrio e mudanças nas condições
Graduado em Química (1996), mestre em Química - Físico-Química - (1999), doutor em Ciências (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2004), graduado em Bacharelado em Imagem e Som: Produção Audiovisual pela Universidade Federal de São Carlos (2004), Pós-doutor em Educação pela USP (2005) e livre-docente em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da USP (2011). É professor Associado na Faculdade de Educação da USP. Orienta e supervisiona mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação e Ensino de Ciências. Representante da América do Sul no International Board IOSTE - International Organization for Science and Technology Education (2010-2012; 2012-2014). Diretor de Educação da Associação Brasileira de Química (2013-2015). Coordenador do Doutorado Interinstitucional Dinter UFPI-FEUSP. Tem experiência na área de Química, Comunicação e Educação, com ênfase em Comunicação Audiovisual no Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Media literacy, Early Science Education.
17. Reações reversíveis e irreversíveis
18. Equilíbrio químico
19. Constantes de equilíbrio
20. Equilíbrio e mudanças nas condições
Discutiremos, nesta aula, os seguintes tópicos:
17. Reações reversíveis e irreversíveis
18. Equilíbrio químico
19. Constantes de equilíbrio
20. Equilíbrio e mudanças nas condições
Nesta aula, você aprenderá sobre os seguintes temas:
17. Reações reversíveis e irreversíveis
18. Equilíbrio químico
19. Constantes de equilíbrio
20. Equilíbrio e mudanças nas condições
Estudaremos a resposta do equilíbrio às mudanças nas condições. Dentro desta temática, veremos:
17. Reações reversíveis e irreversíveis
18. Equilíbrio químico
19. Constantes de equilíbrio
20. Equilíbrio e mudanças nas condições
Estudaremos os efeitos da temperatura e o equilíbrio:
17. Reações reversíveis e irreversíveis
18. Equilíbrio químico
19. Constantes de equilíbrio
20. Equilíbrio e mudanças nas condições
A seguir, você poderá acessar os materiais indicados pelo professor Agnaldo Arroio sobre Reações reversíveis e irreversíveis. Veja que há textos e vídeos-base, bem como textos e vídeos de apoio. É fundamental responder às atividades do Portfólio, uma vez que elas compõe uma fração da sua nota final.
17. Reações reversíveis e irreversíveis
18. Equilíbrio químico
19. Constantes de equilíbrio
20. Equilíbrio e mudanças nas condições
17. Reações reversíveis e irreversíveis
18. Equilíbrio químico
19. Constantes de equilíbrio
20. Equilíbrio e mudanças nas condições
17. Reações reversíveis e irreversíveis
18. Equilíbrio químico
19. Constantes de equilíbrio
20. Equilíbrio e mudanças nas condições
17. Reações reversíveis e irreversíveis
18. Equilíbrio químico
19. Constantes de equilíbrio
20. Equilíbrio e mudanças nas condições
Aqui está a Atividade de Portfólio da Semana 5 que você deverá solucionar e entregar dentro do prazo estabelecido no cronograma do curso.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio da semana 3.
17. Reações reversíveis e irreversíveis
18. Equilíbrio químico
19. Constantes de equilíbrio
20. Equilíbrio e mudanças nas condições
Textos de Apoio
17. Reações reversíveis e irreversíveis
18. Equilíbrio químico
19. Constantes de equilíbrio
20. Equilíbrio e mudanças nas condições
17. Reações reversíveis e irreversíveis
18. Equilíbrio químico
19. Constantes de equilíbrio
20. Equilíbrio e mudanças nas condições
17. Reações reversíveis e irreversíveis
18. Equilíbrio químico
19. Constantes de equilíbrio
20. Equilíbrio e mudanças nas condições
O tema geral das aulas da semana é História da vida e da Terra. Constate quais são os recursos didáticos que deverá acessar:
17. Sedimentos e rochas sedimentares
18. Tempo geológico
19. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 1
20. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 2
Graduada em Ciências da Terra - Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) (1995), mestre em Geociências - Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) (1996) e doutora em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo e Université de Toulon et du Var (co-tutela) (2002). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: interações atmosfera-superfície, química do material particulado atmosférico, química de águas e solos superficiais. Recentemente atua no ensino e divulgação das Geociências.
17. Sedimentos e rochas sedimentares
18. Tempo geológico
19. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 1
20. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 2
Possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Mestrado em Geociências pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e esta cursando graduação em Ciências Biológicas na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor na Universidade de Mogi das Cruzes (Estado de São Paulo) e na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Dipnoiformes, Formação Corumbataí, Análise Estatística Multivariada, Análise Filogenética e Histologia.
17. Sedimentos e rochas sedimentares
18. Tempo geológico
19. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 1
20. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 2
O objetivo da aula é entender como os sedimentos são transportados e depositados em diversos ambientes e quais são os processos responsáveis por transformá-los em rochas sedimentares. A aula aborda também a classificação das rochas sedimentares.
17. Sedimentos e rochas sedimentares
18. Tempo geológico
19. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 1
20. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 2
O tempo em geologia é um fator extremamente importante que controla vários processos relacionados à dinâmica terrestre. Mas a escala utilizada em geologia é muito maior que a escala de tempo com a qual estamos acostumados. O objetivo da aula é, portanto, entender como os processos e eventos podem ser datados e como a escala do tempo geológico é subdividida.
17. Sedimentos e rochas sedimentares
18. Tempo geológico
19. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 1
20. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 2
Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida. Os fósseis fornecem informações importantes sobre a evolução da vida e as características climáticas e dos ambientes passados (parte 1).
17. Sedimentos e rochas sedimentares
18. Tempo geológico
19. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 1
20. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 2
Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida. Os fósseis fornecem informações importantes sobre a evolução da vida e as características climáticas e dos ambientes passados (parte 2).
17. Sedimentos e rochas sedimentares
18. Tempo geológico
19. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 1
20. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 2
Verifique os textos que devem ser lidos e os vídeos que devem ser assistidos na quinta semana. Todo o material selecionado pelos docentes da disciplina auxiliarão na compreensão do tema História da vida e da Terra. Faça a atividade de Portfólio que está à disposição a seguir.
17. Sedimentos e rochas sedimentares
18. Tempo geológico
19. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 1
20. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 2
17. Sedimentos e rochas sedimentares
18. Tempo geológico
19. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 1
20. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 2
A Atividade de Portfólio da Semana 5 auxiliará na compreensão e fixação do tema História da vida e da Terra.
Documento complementar de apoio - Escala do Tempo Geológico
IG Unicamp
Portfólio de Estudo da Atmosfera, Geosfera e Hidrosfera
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio da semana 3.
17. Sedimentos e rochas sedimentares
18. Tempo geológico
19. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 1
20. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 2
17. Sedimentos e rochas sedimentares
18. Tempo geológico
19. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 1
20. Registros fósseis da evolução da Terra e da Vida - parte 2
O tema geral das aulas da semana é Os Planos Nacionais de Educação. Há dois tópicos relacionados a este tema que serão abordados nas videoaulas e nos materiais-base e de apoio. São eles:
9. Planos Nacionais de Educação
10. Planos Nacionais de Educação - final
Graduado em Ciências Biológicas (1983), mestre em Biologia Celular e Estrutural (1986), doutor em Biologia Vegetal (1989) e Livre-docente (1998) na área de Biologia Celular, sempre na Unicamp, onde se aposentou como professor do Instituto de Biologia em 2011. Fez pós-doutorado em Grenoble, na França, trabalhando com paredes celulares vegetais. Atuou na administração de cursos (Coordenador do Curso de Ciências Biológicas de 1994 a 1998), de Instituições (Pró-Reitor de Graduação da Unicamp de 1998 a 2002, Coordenador da Unidade de Ensino Superior do Centro Paula Souza - FATECs do Estado de São Paulo, de 2007 a 2012) e da educação (Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, de 2001 até julho de 2013). Avaliador Institucional e de Cursos do INEP desde 1996. Desde fevereiro de 2013, atua como Assessor Acadêmico e Pesquisador Institucional junto à Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp.
9. Planos Nacionais de Educação
10. Planos Nacionais de Educação - final
Nesta aula, iremos conhecer os Planos Nacionais de Educação: Lei que edita o PNE para o período de 2001 a 2011 e Lei 13005/2015 que edita o PNE para o período de 2014 a 2024.
9. Planos Nacionais de Educação
10. Planos Nacionais de Educação - final
A seguir, você encontra os materiais-base e materiais de apoio que devem ser acessados, pois aprofundam o tema geral da semana que é Os Planos Nacionais de Educação. Além disso, realize a atividade de portfólio, que ajudará na aprendizagem dos conteúdos apresentados pelo prof. Angelo Cortelazzo. Bom trabalho!
9. Planos Nacionais de Educação
10. Planos Nacionais de Educação - final
A Atividade de Portfólio da quinta semana deverá ser realizada e postada no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Portfólio de Legislação do Ensino
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio da semana 3.
9. Planos Nacionais de Educação
10. Planos Nacionais de Educação - final
9. Planos Nacionais de Educação
10. Planos Nacionais de Educação - final
A professora Márcia Veirano Pinto trabalhará o tema Inviting and Accepting Invitations. Atente para os recursos educacionais escolhidos para esta semana:
5. Going Social
Cursando doutorado em Linguística Aplicada pela PUC-SP na Área de Tecnologia e Educação (Letramento Digital de Professores de Línguas), mestre em Linguística Aplicada e especialista em Magistério do Ensino Superior pela PUC-SP, graduada em Letras (Licenciatura Plena Português-Inglês), Tradução e Interpretação (Português-Inglês) e Pedagogia. Atualmente, é Coordenadora de um trabalho de pesquisa para design de Material Didático para Ensino de Inglês à Distância, Consultora do Departamento de Educação do Conselho Britânico de São Paulo, pesquisadora no Projeto APP Línguas Brasil para desenvolvimento de aplicativos para ensino de inglês por celular, membro do Grupo de Pesquisa GEALIN (PUC-SP) e Professora de Língua Inglesa na Fatec Ipiranga. Foi Coordenadora do Projeto de Língua Inglesa e de Intercâmbio Cultural das FATECs do Estado de São Paulo. Possui mais de 12 anos de experiência em design de cursos e materiais didáticos para o ensino de Inglês à distância, publicações na área de linguística aplicada e tecnologia, organizações de congressos, palestras e outras.
5. Going Social
Mestre em Linguística Aplicada pela PUCSP na área de Linguagem, Educação e Tecnologia. Graduada em Design pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN), atua como designer educacional e professora de Inglês para Fins Específicos. É membro do grupo de pesquisa Gealin “Abordagem Instrumental e Ensino-aprendizagem de Línguas em Contextos Diversos”, da PUC-SP, e assistente editorial da Revista Acadêmica the ESPecialist, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Possui experiência em design de cursos e materiais educacionais nos contextos presencial e digital, ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos, formação de professores, tradução, organização de congressos, letramento digital e integração de novas tecnologias para fins educacionais.
5. Going Social
Doutora e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, tradutora e intérprete com certificação pela Associação Alumni. Atualmente é professora de curso de aperfeiçoamento da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão PUC-SP e membro do Grupo de Pesquisa em Linguística de Corpus (GELC). Foi professora, gerente de filial e coordenadora acadêmica da Associação Cultura Inglesa e professora de cursos de especialização em tradução. Possui experiência em design de cursos e materiais didáticos, publicações na área de linguística aplicada e tecnologia, organização de congressos nacionais e internacionais e palestras.
5. Going Social
A seguir, você terá acesso aos materiais Inglês IVa para esta semana. Explore os recursos educacionais e bom trabalho!
Percurso da semana 5
Você irá embarcar em uma viagem, mas quem escolhe os caminhos é você! Acesse o Percurso da Semana 5, que contém uma organização alternativa para o acesso aos conteúdos de Inglês IVa.
5. Going Social
O texto-base de Inglês pode ser acessado de duas formas. A primeira é a versão em PDF e a segunda é a versão interativa online, segundo links disponíveis abaixo:
Texto-base - Going Social
Márcia Veirano Pinto
Texto-base interativo - Going Social
Márcia Veirano Pinto
5. Going Social
1. Slides da videoaula 5
Simone T. M. Ramos, Fernanda Katherine Asega e Marcia Veirano Pinto
5. Going Social
5. Going Social
Dedique-se à resolução da Atividade de Portfólio da quinta semana.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio da semana 3.
Já passamos da metade do sétimo bimestre do curso. Concentre seus esforços para elaborar o seu Portfólio individual e trabalhar colaborativamente no Projeto Integrador.
Continue desenvolvendo seu Projeto Integrador sobre “Ferramentas para a melhoria do ensino de Ciências e Matemática”, e procure finalizar seu protótipo inicial nesta semana. Siga realizando pesquisas e desenvolvendo estudos para aperfeiçoar a compreensão sobre o problema estudado.
Tenha ânimo para realizar as atividades previstas, pois no final vai compensar!
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