Nesta sexta semana, você terá acesso a novos conteúdos em cada disciplina cursada. Procure dedicar-se para aprender estes conteúdos, aproveitando este roteiro didático que o auxiliará a organizar as suas tarefas acadêmicas. Acompanhe os recursos didáticos que estão a sua disposição. São eles:
O final deste bimestre está chegando! Aproveite para tirar as suas dúvidas e se preparar para as provas!
Nesta sexta semana, você e seu grupo deverão realizar a:
Procure tirar as suas dúvidas e esclarecer pontos teóricos sobre o seu projeto com a sua equipe antes da sessão de Fishbowl. Assim, você aproveitará ao máximo esta atividade.
Utilize o documento Orientações Gerais sobre o Projeto Integrador dos Bimestres 7 e 8 sempre que necessário. O seu mediador está a disposição de você e do seu grupo para oferecer orientações adicionais.
Lembre-se de que as ferramentas tecnológicas que o grupo tem usado estão disponíveis no espaço do Projeto Integrador do AVA.
Na sexta semana, o professor Agnaldo Arroio abordará o Equilíbrio iônico da água e pH. A seguir, você encontra o material didático para a semana:
21. Equilíbrio iônico da água e pH
22. A escala de pH
23. Titulações
24. Equilíbrio de solubilidade
Graduado em Química (1996), mestre em Química - Físico-Química - (1999), doutor em Ciências (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2004), graduado em Bacharelado em Imagem e Som: Produção Audiovisual pela Universidade Federal de São Carlos (2004), Pós-doutor em Educação pela USP (2005) e livre-docente em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da USP (2011). É professor Associado na Faculdade de Educação da USP. Orienta e supervisiona mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação e Ensino de Ciências. Representante da América do Sul no International Board IOSTE - International Organization for Science and Technology Education (2010-2012; 2012-2014). Diretor de Educação da Associação Brasileira de Química (2013-2015). Coordenador do Doutorado Interinstitucional Dinter UFPI-FEUSP. Tem experiência na área de Química, Comunicação e Educação, com ênfase em Comunicação Audiovisual no Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Media literacy, Early Science Education.
21. Equilíbrio iônico da água e pH
22. A escala de pH
23. Titulações
24. Equilíbrio de solubilidade
Discutiremos a natureza dos ácidos e bases. Definições de ácidos e bases: Arrhenius. Ácidos e bases de Bronsted-Lowry. Ácidos e bases de Lewis.
21. Equilíbrio iônico da água e pH
22. A escala de pH
23. Titulações
24. Equilíbrio de solubilidade
21. Equilíbrio iônico da água e pH
22. A escala de pH
23. Titulações
24. Equilíbrio de solubilidade
Aprecie, a seguir, os textos-base e vídeos-base indicados para estudar Equilíbrio iônico da água e pH. Veja que também foi compartilhado um rico material de apoio para auxiliar na compreensão e na fixação dos conteúdos estudados. Responda às atividades de Portfólio dentro do prazo estipulado pelo cronograma do curso.
21. Equilíbrio iônico da água e pH
22. A escala de pH
23. Titulações
24. Equilíbrio de solubilidade
21. Equilíbrio iônico da água e pH
22. A escala de pH
23. Titulações
24. Equilíbrio de solubilidade
21. Equilíbrio iônico da água e pH
22. A escala de pH
23. Titulações
24. Equilíbrio de solubilidade
21. Equilíbrio iônico da água e pH
22. A escala de pH
23. Titulações
24. Equilíbrio de solubilidade
21. Equilíbrio iônico da água e pH
22. A escala de pH
23. Titulações
24. Equilíbrio de solubilidade
21. Equilíbrio iônico da água e pH
22. A escala de pH
23. Titulações
24. Equilíbrio de solubilidade
21. Equilíbrio iônico da água e pH
22. A escala de pH
23. Titulações
24. Equilíbrio de solubilidade
21. Equilíbrio iônico da água e pH
22. A escala de pH
23. Titulações
24. Equilíbrio de solubilidade
Aqui está a Atividade de Portfólio da semana 6 que você deverá solucionar e entregar dentro do prazo estabelecido no cronograma do curso.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio da semana 4.
21. Equilíbrio iônico da água e pH
22. A escala de pH
23. Titulações
24. Equilíbrio de solubilidade
As aulas desta semana se centrarão no tema Geologia e atividades antrópicas. Verifique quais são os recursos didáticos disponíveis para estudo:
21. Água subterrânea como recurso
22. Recursos minerais
23. Recursos energéticos não renováveis
24. Recursos energéticos renováveis
Graduada em Ciências da Terra - Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) (1995), mestre em Geociências - Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) (1996) e doutora em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo e Université de Toulon et du Var (co-tutela) (2002). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: interações atmosfera-superfície, química do material particulado atmosférico, química de águas e solos superficiais. Recentemente atua no ensino e divulgação das Geociências.
21. Água subterrânea como recurso
22. Recursos minerais
23. Recursos energéticos não renováveis
24. Recursos energéticos renováveis
A aula aborda a questão da água subterrânea como recurso natural e suprimento de água. Após contextualizar a água subterrânea como um reservatório do ciclo hidrológico, o aluno irá entender quais são os fatores importantes para a circulação da água no subsolo, bem como sua vulnerabilidade perante as atividades antrópicas.
21. Água subterrânea como recurso
22. Recursos minerais
23. Recursos energéticos não renováveis
24. Recursos energéticos renováveis
Os recursos minerais são imprescindíveis para as sociedades atuais. Nesta aula, procura-se apresentar quais são os principais tipos de recursos minerais.
21. Água subterrânea como recurso
22. Recursos minerais
23. Recursos energéticos não renováveis
24. Recursos energéticos renováveis
Os recursos energéticos são também imprescindíveis para as sociedades atuais. Nesta aula, serão discutidos os processos de formação do petróleo e do carvão, contextualizando o uso no cenário mundial e brasileiro.
21. Água subterrânea como recurso
22. Recursos minerais
23. Recursos energéticos não renováveis
24. Recursos energéticos renováveis
Os recursos energéticos renováveis são também imprescindíveis para as sociedades atuais como alternativa aos combustíveis fósseis. Nesta aula, serão apresentados alguns exemplos mundiais e brasileiros.
21. Água subterrânea como recurso
22. Recursos minerais
23. Recursos energéticos não renováveis
24. Recursos energéticos renováveis
Cerifique-se de quais são os textos que devem ser lidos na sexta semana para compreender o tema Geologia e atividades antrópicas. Resolva a atividade de Portfólio da semana 6, que versa sobre este tema.
21. Água subterrânea como recurso
22. Recursos minerais
23. Recursos energéticos não renováveis
24. Recursos energéticos renováveis
21. Água subterrânea como recurso
22. Recursos minerais
23. Recursos energéticos não renováveis
24. Recursos energéticos renováveis
A Atividade de Portfólio da semana 6 auxiliará na compreensão e na fixação do tema Geologia e atividades antrópicas.
Portfólio de Estudo da Atmosfera, Geosfera e Hidrosfera.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio da semana 4.
21. Água subterrânea como recurso
22. Recursos minerais
23. Recursos energéticos não renováveis
24. Recursos energéticos renováveis
21. Água subterrânea como recurso
22. Recursos minerais
23. Recursos energéticos não renováveis
24. Recursos energéticos renováveis
21. Água subterrânea como recurso
22. Recursos minerais
23. Recursos energéticos não renováveis
24. Recursos energéticos renováveis
Veja a seguir os conteúdos organizados em:
11. Diretrizes Curriculares Nacionais
12. Parâmetros Curriculares Nacionais - Diretrizes Gerais da Educação Básica
Graduado em Ciências Biológicas (1983), mestre em Biologia Celular e Estrutural (1986), doutor em Biologia Vegetal (1989) e Livre-docente (1998) na área de Biologia Celular, sempre na Unicamp, onde se aposentou como professor do Instituto de Biologia em 2011. Fez pós-doutorado em Grenoble, na França, trabalhando com paredes celulares vegetais. Atuou na administração de cursos (Coordenador do Curso de Ciências Biológicas de 1994 a 1998), de Instituições (Pró-Reitor de Graduação da Unicamp de 1998 a 2002, Coordenador da Unidade de Ensino Superior do Centro Paula Souza - FATECs do Estado de São Paulo, de 2007 a 2012) e da educação (Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, de 2001 até julho de 2013). Avaliador Institucional e de Cursos do INEP desde 1996. Desde fevereiro de 2013, atua como Assessor Acadêmico e Pesquisador Institucional junto à Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp.
11. Diretrizes Curriculares Nacionais
12. Parâmetros Curriculares Nacionais - Diretrizes Gerais da Educação Básica
A aula aborda os conceitos sobre Diretrizes Curriculares e apresenta especialmente as DCNs sobre a formação de professores, finalizando com análise das novas DCNs aprovadas em 2015.
11. Diretrizes Curriculares Nacionais
12. Parâmetros Curriculares Nacionais - Diretrizes Gerais da Educação Básica
Diretrizes Curriculares para a Educação Básica e apresentação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN) e para o Ensino Médio (PCNEM).
11. Diretrizes Curriculares Nacionais
12. Parâmetros Curriculares Nacionais - Diretrizes Gerais da Educação Básica
O material-base e o material de apoio da sexta semana da disciplina Legislação do Ensino está a disposição a seguir. O tema central desta semana é Diretrizes Curriculares Nacionais e a atividade de Portfólio versa sobre esta temática.
11. Diretrizes Curriculares Nacionais
12. Parâmetros Curriculares Nacionais - Diretrizes Gerais da Educação Básica
11. Diretrizes Curriculares Nacionais
12. Parâmetros Curriculares Nacionais - Diretrizes Gerais da Educação Básica
11. Diretrizes Curriculares Nacionais
12. Parâmetros Curriculares Nacionais - Diretrizes Gerais da Educação Básica
A Atividade de Portfólio da sexta semana deverá ser realizada e postada no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Portfólio de Legislação do Ensino.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio da semana 4.
11. Diretrizes Curriculares Nacionais
12. Parâmetros Curriculares Nacionais - Diretrizes Gerais da Educação Básica
11. Diretrizes Curriculares Nacionais
12. Parâmetros Curriculares Nacionais - Diretrizes Gerais da Educação Básica
Na sexta semana, professora Márcia Veirano Pinto irá retratar o tema Using Health Insurance. A seguir, você pode verificar o material didático escolhido para esta semana:
6. Health
Cursando doutorado em Linguística Aplicada pela PUC-SP na Área de Tecnologia e Educação (Letramento Digital de Professores de Línguas), mestre em Linguística Aplicada e especialista em Magistério do Ensino Superior pela PUC-SP, graduada em Letras (Licenciatura Plena Português-Inglês), Tradução e Interpretação (Português-Inglês) e Pedagogia. Atualmente, é Coordenadora de um trabalho de pesquisa para design de Material Didático para Ensino de Inglês à Distância, Consultora do Departamento de Educação do Conselho Britânico de São Paulo, pesquisadora no Projeto APP Línguas Brasil para desenvolvimento de aplicativos para ensino de inglês por celular, membro do Grupo de Pesquisa GEALIN (PUC-SP) e Professora de Língua Inglesa na Fatec Ipiranga. Foi Coordenadora do Projeto de Língua Inglesa e de Intercâmbio Cultural das FATECs do Estado de São Paulo. Possui mais de 12 anos de experiência em design de cursos e materiais didáticos para o ensino de Inglês à distância, publicações na área de linguística aplicada e tecnologia, organizações de congressos, palestras e outras.
6. Health
Mestre em Linguística Aplicada pela PUCSP na área de Linguagem, Educação e Tecnologia. Graduada em Design pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN), atua como designer educacional e professora de Inglês para Fins Específicos. É membro do grupo de pesquisa Gealin “Abordagem Instrumental e Ensino-aprendizagem de Línguas em Contextos Diversos”, da PUC-SP, e assistente editorial da Revista Acadêmica the ESPecialist, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Possui experiência em design de cursos e materiais educacionais nos contextos presencial e digital, ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos, formação de professores, tradução, organização de congressos, letramento digital e integração de novas tecnologias para fins educacionais.
6. Health
Doutora e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, tradutora e intérprete com certificação pela Associação Alumni. Atualmente é professora de curso de aperfeiçoamento da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão PUC-SP e membro do Grupo de Pesquisa em Linguística de Corpus (GELC). Foi professora, gerente de filial e coordenadora acadêmica da Associação Cultura Inglesa e professora de cursos de especialização em tradução. Possui experiência em design de cursos e materiais didáticos, publicações na área de linguística aplicada e tecnologia, organização de congressos nacionais e internacionais e palestras.
6. Health
A seguir, você terá acesso aos materiais Inglês IVa para esta semana. Explore os recursos educacionais e bom trabalho!
Percurso da semana 6
Você irá embarcar em uma viagem, mas quem escolhe os caminhos é você! Acesse o Percurso da Semana 6, que contém uma organização alternativa para o acesso aos conteúdos de Inglês IVa.
6. Health
O texto-base de Inglês pode ser acessado de duas formas. A primeira é a versão em PDF e a segunda é a versão interativa online, segundo links disponíveis abaixo:
Texto-base - Health
Angelita Quevedo, F. Katherine Asega, Marcia Veirano Pinto
Texto-base interativo - Health
Angelita Quevedo, F. Katherine Asega, Marcia Veirano Pinto
6. Health
1. Slides da videoaula 6
Simone T. M. Ramos, Fernanda Katherine Asega, Marcia Veirano Pinto
6. Health
6. Health
Dedique-se à resolução da Atividade de Portfólio da semana 6.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio da semana 4.
Você está quase finalizando o sétimo bimestre do curso de Engenharia da Univesp! Estude os conteúdos das disciplinas e dedique-se para preparar os respectivos Portfólios.
Lembre-se de que mais uma avaliação presencial se aproxima. Aproveite para estudar com antecedência.
Concentre seus esforços para participar da sessão de Fishbowl do Projeto Integrador.
/