Conclua os portfólios de cada disciplina e se prepare para as provas presenciais. Aproveite este roteiro didático que está organizado com o intuito de auxiliá-lo a realizar suas atividades acadêmicas. Acompanhe a seguir quais são os recursos didáticos que utilizará durante o curso da sétima semana:
Procure progredir com seu grupo de trabalho nas próximas etapas do Projeto Integrador. Aproveite ao máximo a sessão a ser realizada com o mentor convidado para a sessão de Fishbowl!
Como sabe, a sessão de Fishbowl consiste em uma reunião para discutir, com mentores convidados, os protótipos que você está desenvolvendo junto à sua equipe de trabalho. Procure tirar suas dúvidas e aproveitar as sugestões do mentor convidado.
Você pode continuar a desenvolver estudos e pesquisas e pedir sugestão de referências bibliográficas para o mentor convidado.
Acesse o documento Orientações Gerais sobre o Projeto Integrador dos Bimestres 7 e 8 quando houver dúvidas e utilize o espaço do Projeto Integrador disponível no AVA.
Todos os temas desta semana versarão sobre Movimentos: cinética e eletroquímica. Verifique a seguir os recursos educacionais da semana:
25. Cinética química
26. Cinética química e aplicações
27. Eletroquímica e aplicações
28. Revisão Geral
Graduado em Química (1996), mestre em Química - Físico-Química - (1999), doutor em Ciências (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2004), graduado em Bacharelado em Imagem e Som: Produção Audiovisual pela Universidade Federal de São Carlos (2004), Pós-doutor em Educação pela USP (2005) e livre-docente em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da USP (2011). É professor Associado na Faculdade de Educação da USP. Orienta e supervisiona mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação e Ensino de Ciências. Representante da América do Sul no International Board IOSTE - International Organization for Science and Technology Education (2010-2012; 2012-2014). Diretor de Educação da Associação Brasileira de Química (2013-2015). Coordenador do Doutorado Interinstitucional Dinter UFPI-FEUSP. Tem experiência na área de Química, Comunicação e Educação, com ênfase em Comunicação Audiovisual no Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Media literacy, Early Science Education.
25. Cinética química
26. Cinética química e aplicações
27. Eletroquímica e aplicações
28. Revisão Geral
Cinética química e velocidades de reação. Concentração e velocidade de reação. Velocidade instantânea de reação. Leis da velocidade e ordem de reação. Velocidades e equilíbrio.
25. Cinética química
26. Cinética química e aplicações
27. Eletroquímica e aplicações
28. Revisão Geral
Modelos de reações e efeito da temperatura. A teoria das colisões e a teoria do estado de transição (complexo ativado). Catálise: catalisadores industriais e catalisadores vivos, enzimas.
25. Cinética química
26. Cinética química e aplicações
27. Eletroquímica e aplicações
28. Revisão Geral
Reações REDOX - Oxidação e redução. Números de oxidação: Oxidantes e redutores. Balanceamento de equações redox simples. Eletroquímica: células galvânicas e pilhas. Representação das reações Redox e Meias-reações.
25. Cinética química
26. Cinética química e aplicações
27. Eletroquímica e aplicações
28. Revisão Geral
25. Cinética química
26. Cinética química e aplicações
27. Eletroquímica e aplicações
28. Revisão Geral
O professor Agnaldo Arroio disponibilizou materiais-base e materiais de apoio que tratam sobre Movimentos: cinética e eletroquímica. Procure ler todos os textos e tirar as suas dúvidas para estudar para a prova.
25. Cinética química
26. Cinética química e aplicações
27. Eletroquímica e aplicações
28. Revisão Geral
25. Cinética química
26. Cinética química e aplicações
27. Eletroquímica e aplicações
28. Revisão Geral
25. Cinética química
26. Cinética química e aplicações
27. Eletroquímica e aplicações
28. Revisão Geral
25. Cinética química
26. Cinética química e aplicações
27. Eletroquímica e aplicações
28. Revisão Geral
25. Cinética química
26. Cinética química e aplicações
27. Eletroquímica e aplicações
28. Revisão Geral
25. Cinética química
26. Cinética química e aplicações
27. Eletroquímica e aplicações
28. Revisão Geral
Faça a Atividade de Portfólio da semana 7 e entregue a sua resposta no AVA no prazo previsto no calendário do bimestre.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio da semana 5.
25. Cinética química
26. Cinética química e aplicações
27. Eletroquímica e aplicações
28. Revisão Geral
25. Cinética química
26. Cinética química e aplicações
27. Eletroquímica e aplicações
28. Revisão Geral
25. Cinética química
26. Cinética química e aplicações
27. Eletroquímica e aplicações
28. Revisão Geral
A seguir, você pode verificar quais são os subtemas na sétima semana:
25. Desastres naturais
26. Mudança climática global
27. Revisão - parte 1
28. Revisão - parte 2
Graduada em Ciências da Terra - Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) (1995), mestre em Geociências - Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) (1996) e doutora em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo e Université de Toulon et du Var (co-tutela) (2002). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: interações atmosfera-superfície, química do material particulado atmosférico, química de águas e solos superficiais. Recentemente atua no ensino e divulgação das Geociências.
25. Desastres naturais
26. Mudança climática global
27. Revisão - parte 1
28. Revisão - parte 2
A aula aborda os desastres naturais e enfoca os movimentos de massa e inundações, que ocorrem com maior frequência no Brasil.
25. Desastres naturais
26. Mudança climática global
27. Revisão - parte 1
28. Revisão - parte 2
Com base nos dados apresentados no último relatório do IPCC (2014), a aula aborda os principais aspectos e impactos das mudanças climáticas globais a partir do século XX.
25. Desastres naturais
26. Mudança climática global
27. Revisão - parte 1
28. Revisão - parte 2
25. Desastres naturais
26. Mudança climática global
27. Revisão - parte 1
28. Revisão - parte 2
25. Desastres naturais
26. Mudança climática global
27. Revisão - parte 1
28. Revisão - parte 2
Para estudar a Geologia e o meio ambiente, a professora Christine Bourotte selecionou alguns textos e vídeos sobre o assunto. Leia também os slides das videoaulas, que auxiliarão a compreender o tema desta sétima semana. Também estão disponíveis exercícios de revisão, que ajudarão no estudo para a prova presencial.
25. Desastres naturais
26. Mudança climática global
27. Revisão - parte 1
28. Revisão - parte 2
25. Desastres naturais
26. Mudança climática global
27. Revisão - parte 1
28. Revisão - parte 2
25. Desastres naturais
26. Mudança climática global
27. Revisão - parte 1
28. Revisão - parte 2
Faça a Atividade de Portfólio da semana 7 e entregue a sua resposta no AVA no prazo previsto no calendário do bimestre.
Portfólio de Estudos da Atmosfera, Hidrosfera e Geosfera.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio da semana 5.
25. Desastres naturais
26. Mudança climática global
27. Revisão - parte 1
28. Revisão - parte 2
25. Desastres naturais
26. Mudança climática global
27. Revisão - parte 1
28. Revisão - parte 2
O professor Angelo Cortelazzo abordará os Sistemas estaduais e as escolas de educação básica. Verifique os conteúdos relacionados a esta temática por meio das videoaulas:
13. Conselho Estadual de Educação
14. Projetos pedagógicos e legislação nas escolas
Graduado em Ciências Biológicas (1983), mestre em Biologia Celular e Estrutural (1986), doutor em Biologia Vegetal (1989) e Livre-docente (1998) na área de Biologia Celular, sempre na Unicamp, onde se aposentou como professor do Instituto de Biologia em 2011. Fez pós-doutorado em Grenoble, na França, trabalhando com paredes celulares vegetais. Atuou na administração de cursos (Coordenador do Curso de Ciências Biológicas de 1994 a 1998), de Instituições (Pró-Reitor de Graduação da Unicamp de 1998 a 2002, Coordenador da Unidade de Ensino Superior do Centro Paula Souza - FATECs do Estado de São Paulo, de 2007 a 2012) e da educação (Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, de 2001 até julho de 2013). Avaliador Institucional e de Cursos do INEP desde 1996. Desde fevereiro de 2013, atua como Assessor Acadêmico e Pesquisador Institucional junto à Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp.
13. Conselho Estadual de Educação
14. Projetos pedagógicos e legislação nas escolas
Apresentação do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e a legislação emanada para o sistema estadual de ensino.
13. Conselho Estadual de Educação
14. Projetos pedagógicos e legislação nas escolas
Apresentação da operacionalidade das DCNs nas escolas. Projetos Pedagógicos e Regimentos Escolares. Resumo dos conteúdos abordados na disciplina.
13. Conselho Estadual de Educação
14. Projetos pedagógicos e legislação nas escolas
Nesta sétima semana, o professor Angelo Cortelazzo disponibilizou textos-base que versam sobre a temática Sistemas estaduais e as escolas de educação básica. Aproveite para estudar também os slides das videoaulas.
13. Conselho Estadual de Educação
14. Projetos pedagógicos e legislação nas escolas
13. Conselho Estadual de Educação
14. Projetos pedagógicos e legislação nas escolas
13. Conselho Estadual de Educação
14. Projetos pedagógicos e legislação nas escolas
13. Conselho Estadual de Educação
14. Projetos pedagógicos e legislação nas escolas
Faça a Atividade de Portfólio da semana 7 e entregue a sua resposta no AVA no prazo previsto no calendário do bimestre.
Portfólio de Legislação do Ensino.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio da semana 5.
Nesta semana, a professora Marcia Veirano Pinto apresentará uma General Review. Veja os recursos didáticos selecionados para esta semana!
7. 360 degree view
Cursando doutorado em Linguística Aplicada pela PUC-SP na Área de Tecnologia e Educação (Letramento Digital de Professores de Línguas), mestre em Linguística Aplicada e especialista em Magistério do Ensino Superior pela PUC-SP, graduada em Letras (Licenciatura Plena Português-Inglês), Tradução e Interpretação (Português-Inglês) e Pedagogia. Atualmente, é Coordenadora de um trabalho de pesquisa para design de Material Didático para Ensino de Inglês à Distância, Consultora do Departamento de Educação do Conselho Britânico de São Paulo, pesquisadora no Projeto APP Línguas Brasil para desenvolvimento de aplicativos para ensino de inglês por celular, membro do Grupo de Pesquisa GEALIN (PUC-SP) e Professora de Língua Inglesa na Fatec Ipiranga. Foi Coordenadora do Projeto de Língua Inglesa e de Intercâmbio Cultural das FATECs do Estado de São Paulo. Possui mais de 12 anos de experiência em design de cursos e materiais didáticos para o ensino de Inglês à distância, publicações na área de linguística aplicada e tecnologia, organizações de congressos, palestras e outras.
7. 360 degree view
Mestre em Linguística Aplicada pela PUCSP na área de Linguagem, Educação e Tecnologia. Graduada em Design pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN), atua como designer educacional e professora de Inglês para Fins Específicos. É membro do grupo de pesquisa Gealin “Abordagem Instrumental e Ensino-aprendizagem de Línguas em Contextos Diversos”, da PUC-SP, e assistente editorial da Revista Acadêmica the ESPecialist, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Possui experiência em design de cursos e materiais educacionais nos contextos presencial e digital, ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos, formação de professores, tradução, organização de congressos, letramento digital e integração de novas tecnologias para fins educacionais.
7. 360 degree view
Doutora e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, tradutora e intérprete com certificação pela Associação Alumni. Atualmente é professora de curso de aperfeiçoamento da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão PUC-SP e membro do Grupo de Pesquisa em Linguística de Corpus (GELC). Foi professora, gerente de filial e coordenadora acadêmica da Associação Cultura Inglesa e professora de cursos de especialização em tradução. Possui experiência em design de cursos e materiais didáticos, publicações na área de linguística aplicada e tecnologia, organização de congressos nacionais e internacionais e palestras.
7. 360 degree view
A seguir, você terá acesso aos materiais da quarta semana do bimestre 7 de Inglês IVa e o tema central trabalhado é General Review. Explore os recursos educacionais e bom trabalho!
Percurso da semana 7
Você irá embarcar em uma viagem, mas quem escolhe os caminhos é você! Acesse o Percurso da Semana 7, que contém uma organização alternativa para o acesso aos conteúdos de Inglês IVa.
7. 360 degree view
O texto-base de Inglês pode ser acessado de duas formas. A primeira é a versão em PDF e a segunda é a versão interativa online, segundo links disponíveis abaixo:
Texto-base - 360 degree view
F. Katherine Asega e Marcia Veirano Pinto
Texto-base interativo - 360 degree view
F. Katherine Asega e Marcia Veirano Pinto
7. 360 degree view
1. Slides da videoaula 7
Simone T. M. Ramos, Fernanda Katherine Asega e Marcia Veirano Pinto
7. 360 degree view
7. 360 degree view
Faça a Atividade de Portfólio da semana 7 e entregue a tua resposta no AVA no prazo previsto no calendário do bimestre.
Atenção: Está disponível o Gabarito da atividade de Portfólio da semana 5.
Parabéns por finalizar mais um bimestre do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da UNIVESP! Certamente as disciplinas que cursou neste bimestre contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento necessário para a sua prática profissional.
Agora dirija os seus esforços para a participação na sessão de Fishbowl, utilizando as críticas e sugestões do mediador convidado para aperfeiçoar seu protótipo em “Ferramentas para a melhoria do ensino de Ciências e Matemática”. Lembre-se que o Projeto Integrador tem a importante função de unir teoria e prática na resolução de problemas comuns dentro da sua futura área de atuação.
Finalize os Portfólios de cada disciplina e procure estudar para as provas.
/