Guia Visual Completo para Apostilas Univesp

Um material de referência atualizado para professores conteudistas - 2025

Parte 1: Introdução e Conceitos Parte 2: Características Essenciais Parte 3: Exemplos e Recomendações

O que você precisa fazer (e o que nós faremos)

Como professor, você deve:

Preparar um texto didático e claro que explique os conceitos mais importantes da semana. Este texto deve:

Seu texto didático incluirá Nossa equipe transformará em
Explicações claras dos conceitos principais Mapas conceituais e infográficos
Definições e termos importantes Boxes e destaques visuais
Exemplos práticos e aplicações Representações visuais com ícones
Fórmulas e equações (em editor matemático) Formatação matemática adequada
Explicação de como os conceitos se conectam Diagramas de fluxo e relações
Dicas e conexões com a prática profissional Boxes destacados com design especial
Exercícios resolvidos passo a passo Seções interativas com destaque para cada etapa

Exemplos práticos: transformação do conteúdo

O que o professor prepara:

(Um texto didático e bem estruturado)

O Ciclo da Água na Natureza

O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, é o movimento contínuo da água na Terra. Esse ciclo natural é fundamental para manter o equilíbrio dos ecossistemas e para a vida em nosso planeta.

O ciclo começa com a evaporação, quando a água dos oceanos, lagos e rios se transforma em vapor devido à energia do sol. Este vapor sobe para a atmosfera onde, ao encontrar temperaturas mais baixas, passa pelo processo de condensação, formando pequenas gotas que se agrupam em nuvens.

Quando as gotas ficam pesadas o suficiente, ocorre a precipitação na forma de chuva, neve ou granizo. Ao atingir a superfície terrestre, parte dessa água passa pela infiltração, penetrando no solo e abastecendo o lençol freático. A outra parte segue pelo escoamento superficial, fluindo sobre a terra até rios, lagos e oceanos, reiniciando o ciclo.

É importante notar a interdependência de cada fase: o sol fornece energia para a evaporação, enquanto a gravidade impulsiona a precipitação e o escoamento. Alterações climáticas podem afetar todo este delicado equilíbrio.

Como fica na apostila final:

O CICLO DA ÁGUA

💧→💨
Evaporação

Água líquida transforma-se em vapor pela energia do sol

💨→☁️
Condensação

Vapor resfria e forma gotas, criando nuvens

☁️→🌧️
Precipitação

Gotas caem como chuva, neve ou granizo

🌧️→🌱
Infiltração

Água penetra no solo, abastecendo lençóis freáticos

🌧️→🏞️
Escoamento

Água flui pela superfície até rios e oceanos

Fatores de influência: ☀️ Energia solar | 🌎 Gravidade

A equipe de DI e arte transforma seu texto em um infográfico que organiza visualmente as etapas do ciclo, destacando suas relações e fatores de influência. O infográfico complementa o texto original, não o substitui.

Lista de verificação: sua apostila está pronta?

Organizei o conteúdo em seções lógicas com conceitos bem contextualizados
Utilizei linguagem dialógica que conversa diretamente com o estudante
Incluí exemplos, exercícios resolvidos e sugestões para recursos visuais
Estabeleci conexões com o cotidiano profissional através de dicas e observações
Utilizei editor matemático para todas as fórmulas e expressões
Verifiquei que o conteúdo reforça apenas o que já foi apresentado nas aulas
Evitei reproduzir apenas slides das videoaulas sem contextualização
Mantive o texto dentro da métrica de 7-20 páginas (excluindo capa, sumário, glossário e bibliografia)

Perguntas Frequentes

Como devo entregar o material?

Envie seu conteúdo em formato DOC ou DOCX, usando o template fornecido. Não se preocupe com a formatação visual - foque na organização do conteúdo.

O que fazer se não tiver certeza se meu material está adequado?

Entre em contato com o Designer Instrucional (DI) responsável pela sua disciplina. Ele poderá orientá-lo e fornecer feedback para ajustes, se necessário.

Preciso criar eu mesmo os recursos visuais?

Não. Você apenas precisa indicar no texto onde e como recursos visuais seriam úteis. Nossa equipe de design será responsável por criar os infográficos, diagramas e demais elementos visuais.

Posso exceder o limite de 20 páginas se o conteúdo for complexo?

Idealmente, não. Se você acredita que seu tema necessita de mais espaço, converse com seu DI para encontrar soluções, como condensar alguns tópicos ou dividir o conteúdo de forma mais estratégica.

Precisa de ajuda?

Nossa equipe está disponível para esclarecer dúvidas e orientar você durante todo o processo de criação da apostila. Entre em contato pelo e-mail: di@univesp.br